Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR EM NUTRIÇÃO III- A

Código: 40-1347

Carga Horária: 40h (Teórica: 10hs - Prática: 20hs - TDE: 10hs)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa  

Atividades integradoras em diferentes temáticas das disciplinas do curso de Nutrição. Desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão voltadas para saúde coletiva, educação alimentar e nutricional à população em diferentes patologias e no ciclo de vida, abordagens em tecnologia e análise sensorial de alimentos.

 

Objetivos

Oportunizar ao acadêmico o contato com a prática profissional, através da elaboração de projetos, materiais de pesquisa, atividades de extensão, que incentivem a promoção e prevenção da saúde da comunidade. Além de adquirir capacidade de análise e síntese, desenvolver visão interdisciplinar; habilidade de trabalhar em equipe; pensamento lógico e metodológico.

Espera-se que esta  disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades:

- Identificar as necessidades relacionadas a nutrição na comunidade.

- Desenvolver no educando habilidades de comunicação com grupos e comunidade na qual está inserido.

- Oportunizar ao educando diálogos/orientações para a comunidade nos diferentes ciclos de vida e referente a dietoterapia nas principais doenças crônicas não transmissíveis.

-  Realizar orientações e/ou desenvolvimento de produtos visando segurança alimentar e nutricional.  

-  Elaborar materiais lúdicos (folders explicativos, jogos, teatros, entre outros) utilizando a temática da disciplina.  

-  Elaborar materiais de pesquisa (resumos, pôsteres, artigos) com evidência científica, temática trabalhada e a necessidade de cada local.  

 

Conteúdos Curriculares

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

Metodologia

O Projeto Integrador III será desenvolvido levando em consideração mais de uma área do conhecimento, buscando a resolução de problemas reais, por meio da sua análise e síntese. Para tanto, os alunos trabalharão em equipes, agregando o pensamento lógico e metodológico, e serão orientados por um professor do curso de Nutrição, para discussão e aprimoramento de seu trabalho, cumprindo os prazos e procedimentos relativos ao desenvolvimento e apresentação do trabalho. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas.  

Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço  – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI  – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI). O Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

 

Bibliografia Básica

MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

ORDÓÑEZ PEREDA, Juan A. (org.). Tecnologia de alimentos. Porto Alegre: Artemed, 2007.

ROSS, A. Catharine; CABALLERO, Benjamin; COUSINS, J. Robert; TUCKER, Katherine L. ; Thomas R. ZIEGLER. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. 11 ed. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520451670/cfi/0!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.

 

Bibliografia Complementar

CUPPARI, Lilian (coord.). Nutrição clínica no adulto. 4. ed. Barueri: Manole, 2019.

LOCKMANN, Adriana (Org.). Jogos de ensinar: instrumentos de ensino e aprendizagem na educação alimentar. Porto Alegre: Nova Prova, 2010.

OETTERER, Marília; REGITANO-D’ARCE, Marisa Aparecida Bismara; SPOTO, Marta Helena Fillet. Fundamentos de ciência e tecnologia de alimentos. Barueri: Manole, 2010.

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. 2. ed. rev. Barueri, SP: Manole, 2014. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: <

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448601/cfi/4!/4/2@100:0.00 >.

Acesso em 05 de outubro de 2021.  

CERVATO-MANCUSO, Ana. M.; FIORE, Elaine. G.; REDOLFI, Solange.Cavalcante.da. S. Guia de Segurança Alimentar e Nutricional. São Paulo:  Editora Manole, 2015. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448816/. Acesso em: 30 set. 2021.