Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: PROJETO INTEGRADOR EM NUTRIÇÃO III- A Código: 40-1347 Carga Horária: 40h (Teórica: 10hs - Prática: 20hs - TDE: 10hs) Nº de Créditos: 02
Ementa Atividades integradoras em diferentes temáticas das disciplinas do curso de Nutrição. Desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão voltadas para saúde coletiva, educação alimentar e nutricional à população em diferentes patologias e no ciclo de vida, abordagens em tecnologia e análise sensorial de alimentos.
Objetivos Oportunizar ao acadêmico o contato com a prática profissional, através da elaboração de projetos, materiais de pesquisa, atividades de extensão, que incentivem a promoção e prevenção da saúde da comunidade. Além de adquirir capacidade de análise e síntese, desenvolver visão interdisciplinar; habilidade de trabalhar em equipe; pensamento lógico e metodológico. Espera-se que esta disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades: - Identificar as necessidades relacionadas a nutrição na comunidade. - Desenvolver no educando habilidades de comunicação com grupos e comunidade na qual está inserido. - Oportunizar ao educando diálogos/orientações para a comunidade nos diferentes ciclos de vida e referente a dietoterapia nas principais doenças crônicas não transmissíveis. - Realizar orientações e/ou desenvolvimento de produtos visando segurança alimentar e nutricional. - Elaborar materiais lúdicos (folders explicativos, jogos, teatros, entre outros) utilizando a temática da disciplina. - Elaborar materiais de pesquisa (resumos, pôsteres, artigos) com evidência científica, temática trabalhada e a necessidade de cada local.
Conteúdos Curriculares Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.
Metodologia O Projeto Integrador III será desenvolvido levando em consideração mais de uma área do conhecimento, buscando a resolução de problemas reais, por meio da sua análise e síntese. Para tanto, os alunos trabalharão em equipes, agregando o pensamento lógico e metodológico, e serão orientados por um professor do curso de Nutrição, para discussão e aprimoramento de seu trabalho, cumprindo os prazos e procedimentos relativos ao desenvolvimento e apresentação do trabalho. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.
Avaliação Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI). O Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.
Bibliografia Básica MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. ORDÓÑEZ PEREDA, Juan A. (org.). Tecnologia de alimentos. Porto Alegre: Artemed, 2007. ROSS, A. Catharine; CABALLERO, Benjamin; COUSINS, J. Robert; TUCKER, Katherine L. ; Thomas R. ZIEGLER. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. 11 ed. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520451670/cfi/0!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.
Bibliografia Complementar CUPPARI, Lilian (coord.). Nutrição clínica no adulto. 4. ed. Barueri: Manole, 2019. LOCKMANN, Adriana (Org.). Jogos de ensinar: instrumentos de ensino e aprendizagem na educação alimentar. Porto Alegre: Nova Prova, 2010. OETTERER, Marília; REGITANO-D’ARCE, Marisa Aparecida Bismara; SPOTO, Marta Helena Fillet. Fundamentos de ciência e tecnologia de alimentos. Barueri: Manole, 2010. PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. 2. ed. rev. Barueri, SP: Manole, 2014. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448601/cfi/4!/4/2@100:0.00 >. Acesso em 05 de outubro de 2021. CERVATO-MANCUSO, Ana. M.; FIORE, Elaine. G.; REDOLFI, Solange.Cavalcante.da. S. Guia de Segurança Alimentar e Nutricional. São Paulo: Editora Manole, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448816/. Acesso em: 30 set. 2021. |