Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: NUTRIÇÃO CLÍNICA I

Código: 40-1345

Carga Horária: 80h (Teórica: 60hs - TDE: 20hs)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisito: 40-1331 Nutrição Humana

 

Ementa  

Fundamentada na Ciência da Nutrição, a disciplina identifica as implicações nutricionais da Fisiologia e do tratamento de diversas doenças. Abrange o processo do cuidado nutricional. Aborda ainda as dietas hospitalares, e a aplicação da Dietoterapia em patologias.   

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades de reconhecer o processo do cuidado nutricional e o tratamento nutricional nas diversas patologias.  

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Compreender o processo do cuidado nutricional nas diversas patologias;  

- Compreender e distinguir as dietas hospitalares;

- Compreender a definição das patologias e o estado nutricional do indivíduo/paciente;

- Conhecer a dietoterapia e realizar a prescrição de dietas para as diversas patologias;

- Calcular e planejar as dietas (planos alimentares) em proporção de nutrientes nas diversas patologias.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01  -  Introdução à Nutrição Clínica-  Processo de Cuidado Nutricional

Identificar legislação e área de atuação nutrição Clínica e conhecer o processo do cuidado nutricional.   

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Triagem Nutricional  

Apresentar ferramentas para Triagens Nutricionais (Avaliação Subjetiva Global, Triagem para Risco Nutricional –NRS, Mini avaliação Nutricional, Ferramentas de triagem nutricional para crianças, outras ferramentas).  

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Anamnese Nutricional  

Conhecer anamneses nutricional.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.  

 

UNIDADE DE ENSINO 04 - Cálculos nutricionais dietéticos

Identificar Componentes do Gasto Energético, métodos para determinação do gasto enegético e fórmulas para estimativa calórica.   

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.  

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – Dietas hospitalares  

Aprender sobre dietas hospitalares com alterações de consistência, nutrientes e/ou restrição de alimentos, e condições específicas. Terapia de Nutrição enteral.  

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 05.  

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – Tratamento Dietoterápico   

Aprender sobre tratamento dietoterápico na obesidade, diabete melito, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica.  

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 06.  

   

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, casos clínicos, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de estudos de caso, seminários, estudos dirigidos entre outras. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

CUPPARI, Lilian (Coord.). Nutrição clínica no adulto. 4. ed. Barueri: Manole, 2019. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520464106/pageid/0>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.

MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

Bibliografia Complementar

AUGUSTO, Ana Lúcia Pires (Et al.). Terapia nutricional. São Paulo: Atheneu, 2005.  

CUPPARI, Lilian (Coord.). Nutrição: nas doenças crônicas não transmissíveis. São Paulo: Manole, 2009.  

REIS, Nelzir Trindade; CALIXTO-LIMA, Larissa (Org.).  Nutrição clínica: bases para prescrição. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.  

ROSSI, Luciana. Tratado de nutrição e dietoterapia/Luciana Rossi, Fabiana Poltronieri. - 1. ed.  -Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019. 1112 p. ; 28 cm. Disponível em:<

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527735476/cfi/6/10!/4/2/4@0:0>  Acesso em 05 de outubro de 2021.

WIDTH, Mary; REINHARD, Tonia. Manual de sobrevivência para nutrição clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:<

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527733670/cfi/6/10!/4/20@0:11.6> Acesso em 05 de outubro de 2021.