Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: PATOLOGIA BÁSICA - A Código: : 40-1344 Carga Horária: 80h (Teórica: 60 horas) .... (TDE: 20 horas) Nº de Créditos: 04 Pré-requisito: 20-778 Fisiologia Humana I- A
Ementa A disciplina deve atender o aluno no sentido de proporcionar o entendimento dos principais mecanismos de injuria, assim como as alterações patológicas básicas causadas por esses mecanismos em diversos sistemas e pôr fim a associação dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nesses processos.
Objetivos A disciplina visa desenvolver habilidades sobre mecanismos básicos das doenças entendendo os princípios gerais da sua organização, a partir da identificação de pontos comuns entre elas, em particular a sua etiologia, patogenia, e aspectos morfofuncionais. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Conhecer os processos patológicos que afetam ou podem afetar o organismo humano; - Descrever as alterações funcionais dos diferentes sistemas na doença e os mecanismos que conduzem estas alterações; - Interpretar anomalias clínicas com base no conhecimento fisiológico.
Conteúdos Curriculares
UNIDADE DE ENSINO 01 – Introdução a patologia Apresentar aos alunos os conceitos de doença. Patologia – definição, objetivos, abrangência e modalidades de estudo. Evolução histórica – Desenvolvimento da tecnologia e sua influência. Conceitos de Homeostasia e Doença.
TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – Lesão e adaptação celular Apresentar aos alunos os mecanismos de agressão ou injúria e defesa. As adaptações celulares (hiperplasia, hipertrofia, atrofia, metaplasia). Lesão e morte celulares. Alterações reversíveis e irreversíveis. Alterações irreversíveis. Necroses e apoptose.
TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – Inflamações Apresentar aos alunos as Inflamações aguda e crônica Conceitos de inflamação e de agentes inflamatórios. Classificação e caracterização das inflamações. Repercussões sistêmicas das inflamações. Reparo e Fibrose cicatricial
TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – Distúrbios hemodinâmicos Apresentar aos alunos os distúrbios hemodinâmicos: Edema, Hiperemia e congestão, Hemorragia, Trombose, Embolia, Choque
TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.
UNIDADE DE ENSINO 05 – Neoplasias Apresentar aos alunos a Neoplasia: conceito; características gerais das neoplasias; diferença entre tumores benignos e malignos; nomenclatura; carcinogênese.
TDE 05 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 05.
UNIDADE DE ENSINO 06 – Doenças metabólicas Apresentar aos alunos Doenças metabólicas: conceito e tipos.
TDE 06 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 06.
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, casos clínicos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de casos clínicos, seminários, leitura de artigos, entre outros.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
Bibliografia Básica ROBBINS, Stanley L; COTRAN, Ramzi S.; KUMAR, Vinay. Robbins e Cotran Patologia: bases patológicas das doenças. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. STEVENS, Alan; LOWE, J. S. Patologia. 2. ed. Barueri: Manole, 2002. GOLDMAN, Lee MD.; ANSIELLO, Dennis (Coord.). Cecil medicina. 23 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.2009.
Bibliografia Complementar BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo. Patologia geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. GUIDUGLI NETO, João. Elementos de patologia geral. São Paulo: Santos, 1997. 192p GUYTON, Arthur C; HALL, John E. Fisiologia humana e mecanismos das doenças. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998 FARIA, José Lopes de. Patologia especial: com aplicações clínicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. KIERSZENBAUM, Abraham L; NASCIMENTO, Adriana Paulino do (Trad.). Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, 2008, 2012. |