Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Nutrição
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: PATOLOGIA BÁSICA - A

Código: : 40-1344

Carga Horária: 80h (Teórica: 60 horas)    .... (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisito: 20-778 Fisiologia Humana I- A

 

Ementa

A disciplina deve atender o aluno no sentido de proporcionar o entendimento dos principais mecanismos de injuria, assim como as alterações patológicas básicas causadas por esses mecanismos em diversos sistemas e pôr fim a associação dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nesses processos.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades sobre  mecanismos básicos das doenças entendendo os princípios gerais da sua organização, a partir da identificação de pontos comuns entre elas, em particular a sua etiologia, patogenia, e aspectos morfofuncionais. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Conhecer os processos patológicos que afetam ou podem afetar o organismo humano;

- Descrever as alterações funcionais dos diferentes sistemas na doença e os mecanismos que conduzem estas alterações;

- Interpretar anomalias clínicas com base no conhecimento fisiológico.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – Introdução a patologia

Apresentar aos alunos os conceitos de doença. Patologia – definição, objetivos, abrangência e modalidades de estudo. Evolução histórica  –  Desenvolvimento da tecnologia e sua influência. Conceitos de Homeostasia e Doença.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Lesão e adaptação celular

Apresentar aos alunos os mecanismos de agressão ou injúria e defesa. As adaptações celulares (hiperplasia, hipertrofia, atrofia, metaplasia). Lesão e morte celulares. Alterações reversíveis e irreversíveis. Alterações irreversíveis. Necroses e apoptose.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.  

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Inflamações

Apresentar aos alunos as Inflamações aguda e crônica Conceitos de inflamação e de agentes inflamatórios. Classificação e caracterização das inflamações. Repercussões sistêmicas das inflamações. Reparo e Fibrose cicatricial  

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.  

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – Distúrbios hemodinâmicos Apresentar aos alunos os distúrbios hemodinâmicos:

Edema, Hiperemia e congestão, Hemorragia, Trombose, Embolia, Choque

 

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.  

 

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – Neoplasias

Apresentar aos alunos a Neoplasia: conceito; características gerais das neoplasias; diferença entre tumores benignos e malignos; nomenclatura; carcinogênese.

 

TDE 05 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 05.  

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – Doenças metabólicas

Apresentar aos alunos Doenças metabólicas: conceito e tipos.

 

TDE 06 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 06.  

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, casos clínicos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de casos clínicos, seminários, leitura de artigos, entre outros.  

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

ROBBINS, Stanley L; COTRAN, Ramzi S.; KUMAR, Vinay. Robbins e Cotran Patologia: bases patológicas das doenças. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.  

STEVENS, Alan; LOWE, J. S. Patologia. 2. ed. Barueri: Manole, 2002.

GOLDMAN, Lee MD.; ANSIELLO, Dennis (Coord.). Cecil medicina. 23 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.2009.

 

Bibliografia Complementar

BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo. Patologia geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

GUIDUGLI NETO, João. Elementos de patologia geral. São Paulo: Santos, 1997. 192p  

GUYTON, Arthur C; HALL, John E. Fisiologia humana e mecanismos das doenças. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998

FARIA, José Lopes de. Patologia especial: com aplicações clínicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

KIERSZENBAUM, Abraham L; NASCIMENTO, Adriana Paulino do (Trad.).  Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, 2008, 2012.

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