Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: EPIDEMIOLOGIA - A Código: 40-1343 Carga Horária: 40h (Teórica: 30 horas) (TDE: 10 horas) Nº de Créditos: 02
Ementa Introdução dos fundamentos teóricos, métodos e técnicas do conhecimento epidemiológico e apresentação de situações de aplicação na saúde coletiva.
Objetivos A disciplina visa desenvolver habilidades para proporcionar conhecimentos b´sicos de epidemiologia no campo do conhecimento sobre saúde coletiva. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Conhecer conceitos b´sicos sobre epidemiologia; - Entender a import^ncia da epidemiologia na prevenção e promoção da saúde; - Identificar os principais problemas da epidemiologia nutricional; - Inicializar a pr´tica da pesquisa epidemiológica.
Conteúdos Curriculares
UNIDADE DE ENSINO 01 – Epidemiologia, Saúde e Doença. Apresentar aos alunos os problemas relacionados a saúde pública e a importância da estatística vital. Relação saúde-doença. História natural da doença. Níveis de prevenção. Noções de epidemiologia. Valores absolutos e valores relativos. Coeficientes e índices utilizados em saúde pública. Variação na ocorrência de doenças. Investigação epidemiológica de pandemia, epidemia, endemia, casos e surto. Sistemas de informação em saúde. Vigilância epidemiológica.
TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 - Aplicação da epidemiologia na saúde baseada em evidências. Apresentar a validade de um teste diagnóstico e delineamentos de estudos. Sensibilidade. Especificidade. Falso positivo. Falso negativo. Valor preditivo positivo. Valor preditivo negativo. Eficácia. Efetividade. Viés de aferição. Viés de confusão. Principais tipos de estudos. Descritivos. Analíticos: estudo ecológico, inquéritos epidemiológicos, tendência temporal, transversal, caso-controle, coorte, ensaio clínico.
TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – Epidemiologia das doenças problemas em saúde pública. Apresentar aos alunos as relações de trabalho, saúde e doenças ocupacionais. Legislação. Prevenção de acidentes de trabalho. Considerações sobre riscos ocupacionais. Principais problemas relacionados a saúde nutricional. Epidemiologia das doenças infecciosas e não infecciosas. Cadeia do processo infeccioso. Epidemiologia de doenças de razões étnicas e comuns em afrodescendentes. Vigil^ncia sanit´ria. Saneamento. Abastecimento de ´gua. Esgotamento sanit´rio. Saneamento de resíduos sólidos. Controle de alimentos contaminados.
TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, estudos dirigidos e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de seminários, leitura de artigos, debates, estudos dirigidos entre outros.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as compete^ncias propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acade^mico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou semin´rios, trabalhos acade^micos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
Bibliografia Básica BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KEJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. São Paulo: Santos, 2001 e 2010. PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. ROUQUAYROL, Maria Zélia; SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da (Org). Epidemiologia e saúde. 7. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.
Bibliografia Complementar ALMEIDA FILHO, Naomar de; ROUQUAYROL, Maria Zélia. Introdução à epidemiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 6. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. GALLEGUILLOS, Tatiana Gabriela Brassea. Epidemiologia - Indicadores de Saúde e Análise de Dados - Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536520889/. Acesso em 03/10/2021. MARTINS, Amanda de Ávila Bicca. Epidemiologia. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595023154/pageid/0. Acesso em: 03/10/2021. MEDRONHO, Roberto A (Coord.). Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2011. |