Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR EM NUTRIÇÃO II - A

Código: 40-1341

Carga Horária: 40h (Teórica: 10hs - Prática: 20hs - TDE: 10hs)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa  

Atividades integradoras em diferentes temáticas das disciplinas do curso de Nutrição. Problematização de vivências na atenção primária à saúde. Desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão voltadas para avaliação nutricional, educação alimentar e nutricional nas diferentes fases da vida, técnica e dietética, higiene dos alimentos e segurança alimentar.

 

Objetivos

Oportunizar ao acadêmico o contato com a prática profissional, através da elaboração de projetos, materiais de pesquisa, avaliação e orientações nutricionais que incentivem a adoção de hábitos alimentares saudáveis para comunidade. Além de adquirir capacidade de análise e síntese, desenvolver visão interdisciplinar; habilidade de trabalhar em equipe; pensamento lógico e metodológico.

Espera-se que esta disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências:

- Identificar as necessidades relacionadas a nutrição na comunidade.

-  Observar, analisar, problematizar, teorizar e propor soluções às situações de saúde vivenciadas ao longo do semestre.

- Desenvolver no educando habilidades de comunicação com grupos e comunidade na qual está inserido.

- Oportunizar ao educando diálogos com a comunidade sobre nutrição nas diferentes fases da vida, técnica e dietética, higiene dos alimentos e segurança alimentar.  

- Elaborar materiais lúdicos (folders explicativos, jogos, teatros, entre outros) com orientações sobre alimentação saudável para população.

- Revisar e aprofundar os conhecimentos e instrumentos da prática do Nutricionista.

-  Elaborar materiais de pesquisa (resumos, pôsteres, artigos) com evidência científica, temática trabalhada e a necessidade de cada local.  

 

Conteúdos Curriculares

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

Metodologia

O Projeto Integrador II será desenvolvido levando em consideração mais de uma área do conhecimento, buscando a resolução de problemas reais, por meio da sua análise e síntese. Para tanto, os alunos trabalharão em equipes, agregando o pensamento lógico e metodológico, e serão orientados por um professor do curso de Nutrição, para discussão e aprimoramento de seu trabalho, cumprindo os prazos e procedimentos relativos ao desenvolvimento e apresentação do trabalho. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas.

Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço  – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI  – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI). O Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

 

Bibliografia Básica

MUSSOI, Thiago Duran.  Avaliação Nutricional na Prática Clínica  -  Da Gestação ao Envelhecimento. Edição Digital. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2378-7/cfi/6/32!/4/2/4/2/2/2@0:0 >. Acesso em 05 de outubro de 2021.

MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

SILVA JUNIOR, Eneo Alves da. Manual de controle higiênico-sanitário em serviços de alimentação. 7. ed. São Paulo: Varela, 2014.

 

Bibliografia Complementar

GARCIA, Luciana; GALISA, Mônica  Santiago; NUNES, Alessandra Paula.  Educação Alimentar e Nutricional: da Teoria À Prática. Roca, 2014.

GERMANO, Pedro Manuel Leal; GERMANO, Maria Izabel Simões.  Higiene e vigilância sanitária de alimentos. 5. ed. rev. e atual. Edição Digital. Barueri, São Paulo: Manole, 2015. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:<

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520450017/cfi/0!/4/2@100:0.00>Acesso em: 05 de outubro de 2021.

PHILIPPI, Sonia Tucunduva (Org.).  Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Barueri: Manole, 2008.  

ROSS, A. Catharine; CABALLERO, Benjamin; COUSINS, J. Robert; TUCKER, Katherine L.;  Thomas R. ZIEGLER. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. 11 ed. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520451670/cfi/0!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.

SANTOS JUNIOR, Clever Jucene dos. Manual de segurança alimentar: boas práticas para os serviços de alimentação. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2013.