Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Nutrição
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: FARMACOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO - A

Código: 40-1339

Carga Horária: 40h (Teórica: 30hs - TDE: 10hs)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Estudo dos  princípios gerais da farmacocinética, farmacodinâmica, interação de drogas e tópicos da farmacologia sistemática. Introdução à Farmacologia. Vias de administração. Farmacocinética. Fatores modificadores dos efeitos dos fármacos. Internações. Mecanismo de ação dos fármacos. Farmacologia do trato gastrintestinal. Fármacos que afetam a biodisponibilidade de macro e micronutrientes. Alimentos que modificam a ação dos fármacos. Fármacos que interferem no apetite e na nutrição e com efeitos metabólicos importantes. Farmacologia do sistema endócrino. Fármacos antimicrobianos. Histamina e anti-histamínicos. Resíduos de drogas e outras substâncias em tecidos comestíveis de animais.  

 

Objetivos

A disciplina visa conhecer os mecanismos envolvidos na ação de  fármacos e os processos farmacodinâmicos associados ao seu emprego terapêutico, assim como possíveis interações entre os diferentes fármacos e nutrientes.

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

-  Compreender  mecanismos envolvidos na ação de fármacos e os processos farmacodinâmicos associados ao seu emprego terapêutico;  

- Compreender interações entre os diferentes fármacos e nutrientes.  

- Desenvolver habilidade de comunicação oral e escrita.

 

Conteúdos Curriculares

Farmacologia

Farmacodinâmica

Farmacocinética

Sistema Nervoso

Sistema Nervoso Autônomo

Neurotransmissores

Drogas colinomiméticas de ação direta e indireta

Drogas anticolinérgicas

Receptores adrenérgicos

Agonistas adrenérgicos

Drogas simpatomiméticas de ação indireta

Antagonistas adrenérgicos

Anabolizantes

Drogas para tratamento da obesidade

Antianêmicos

Drogas com ação sobre o metabolismo   

Farmacologia versus Toxicologia

Farmacologia do aparelho digestório

Antibióticos

Antilipemiantes

Interação droga e alimentos e/ou nutrientes

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de estudos de caso, seminários, estudos dirigidos entre outras.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia  ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.  

  

Bibliografia Básica

PENILDON, Silva.  Farmacologia. 8. ed. Edição Digital. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2017. il. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2034-2/cfi/0!/4/4@0.00:58.5>. Acesso em: 06 de outubro de 2021.  

RANG, H. P. et al. Rang & Dale farmacologia. 7. ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.  

SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.  

 

Bibliografia Complementar

FUCHS, Flávio Danni; WANNMACHER, Lenita (Ed.). Farmacologia clínica: fundamentos da terapêutica racional. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.  

CLARK, Michelle A., et al. Farmacologia ilustrada [recurso eletrônico] Edição Digital. 5.ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2013. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: <

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788565852692/cfi/1!/4/4@0.00:59.5>. Acesso em: 06 de outubro de 2021.  

KOROLKOVAS, Andrejus; FRANÇA, Francisco Faustino deAlbuquerque Carneiro de. Dicionário terapêutico. Guanabara: edição 2003-2004. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.  

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana  D'Arc Pereira.  Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.  

CARELLE, Ana Claudia; CÂNDIDO, Cynthia Cavalini. Nutrição e farmacologia. 2. ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: <

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536513294/cfi/2!/4/4@0.00:7.58> Acesso em 06 de outubro de 2021.  

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