Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: FARMACOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO - A Código: 40-1339 Carga Horária: 40h (Teórica: 30hs - TDE: 10hs) Nº de Créditos: 02
Ementa Estudo dos princípios gerais da farmacocinética, farmacodinâmica, interação de drogas e tópicos da farmacologia sistemática. Introdução à Farmacologia. Vias de administração. Farmacocinética. Fatores modificadores dos efeitos dos fármacos. Internações. Mecanismo de ação dos fármacos. Farmacologia do trato gastrintestinal. Fármacos que afetam a biodisponibilidade de macro e micronutrientes. Alimentos que modificam a ação dos fármacos. Fármacos que interferem no apetite e na nutrição e com efeitos metabólicos importantes. Farmacologia do sistema endócrino. Fármacos antimicrobianos. Histamina e anti-histamínicos. Resíduos de drogas e outras substâncias em tecidos comestíveis de animais.
Objetivos A disciplina visa conhecer os mecanismos envolvidos na ação de fármacos e os processos farmacodinâmicos associados ao seu emprego terapêutico, assim como possíveis interações entre os diferentes fármacos e nutrientes. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Compreender mecanismos envolvidos na ação de fármacos e os processos farmacodinâmicos associados ao seu emprego terapêutico; - Compreender interações entre os diferentes fármacos e nutrientes. - Desenvolver habilidade de comunicação oral e escrita.
Conteúdos Curriculares Farmacologia Farmacodinâmica Farmacocinética Sistema Nervoso Sistema Nervoso Autônomo Neurotransmissores Drogas colinomiméticas de ação direta e indireta Drogas anticolinérgicas Receptores adrenérgicos Agonistas adrenérgicos Drogas simpatomiméticas de ação indireta Antagonistas adrenérgicos Anabolizantes Drogas para tratamento da obesidade Antianêmicos Drogas com ação sobre o metabolismo Farmacologia versus Toxicologia Farmacologia do aparelho digestório Antibióticos Antilipemiantes Interação droga e alimentos e/ou nutrientes
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de estudos de caso, seminários, estudos dirigidos entre outras.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
Bibliografia Básica PENILDON, Silva. Farmacologia. 8. ed. Edição Digital. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2017. il. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2034-2/cfi/0!/4/4@0.00:58.5>. Acesso em: 06 de outubro de 2021. RANG, H. P. et al. Rang & Dale farmacologia. 7. ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
Bibliografia Complementar FUCHS, Flávio Danni; WANNMACHER, Lenita (Ed.). Farmacologia clínica: fundamentos da terapêutica racional. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. CLARK, Michelle A., et al. Farmacologia ilustrada [recurso eletrônico] Edição Digital. 5.ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2013. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788565852692/cfi/1!/4/4@0.00:59.5>. Acesso em: 06 de outubro de 2021. KOROLKOVAS, Andrejus; FRANÇA, Francisco Faustino deAlbuquerque Carneiro de. Dicionário terapêutico. Guanabara: edição 2003-2004. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011. CARELLE, Ana Claudia; CÂNDIDO, Cynthia Cavalini. Nutrição e farmacologia. 2. ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536513294/cfi/2!/4/4@0.00:7.58> Acesso em 06 de outubro de 2021. |