Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL  

Código: 40-1333

Carga Horária: 80h (Teórica: 30hs - Prática: 30hs - TDE: 20hs)  

Nº de Créditos: 04

 

Ementa  

Abrange os métodos e técnicas para a análise de dados diretos e indiretos no ciclo de vida, e o diagnóstico de nutrição dos  indivíduos ou de grupos e populações. Aborda os fatores determinantes do estado nutricional, anamnese, triagem Nutricional, indicadores socioeconômicos e culturais, indicadores dietéticos, indicadores antropométricos e de composição corporal, indicadores bioquímicos, avaliação clínica (semiologia nutricional).

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades para aprendizagem e aplicação dos métodos e técnicas para avaliação do estado nutricional, de modo que o acadêmico adquira autonomia na realização da avaliação do estado nutricional em todas as fases da vida.  

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

-  Identificar os fatores determinantes do estado nutricional para indivíduos, grupos e populações;

-  Conhecer os métodos e técnicas de avaliação do estado nutricional (dietéticos, antropométricos e de composição corporal), com foco em sua especificidade em diferentes faixas etárias e situações clínicas;

- Refletir sobre as vantagens e desvantagens dos métodos estudados para realização da avaliação do estado nutricional;

- Refletir sobre os diversos métodos para a realização da avaliação do estado nutricional, propiciando condições para que o acadêmico escolha o melhor método a ser adotado em cada situação;

- Identificar e analisar os indicadores bioquímicos;  

- Realizar avaliação clínica de indivíduos (semiologia nutricional);  

- Compreender as Triagens Nutricionais utilizadas para identificar risco nutricional;

- Aplicar os métodos e técnicas de avaliação do estado nutricional.  

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – Fatores determinantes do estado nutricional

Apresentar aos alunos os fatores determinantes do estado nutricional.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Avaliação Dietética

Apresentar os Métodos retrospectivos (Recordatório de 24horas, Questionário de Frequência Alimentar, História Dietética); e prospectivos (Registro alimentar)

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.  

 

Atividades práticas: Indicadores Dietéticos.  

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Avaliação antropométrica e da Composição Corporal

Conhecer os métodos e técnicas para avaliação antropométrica e da Composição corporal nos ciclos da vida (Infância, Adolescência, Adultos, Idosos, Gestantes) e em situações especiais (amputados, cadeirantes e acamados; paralisia cerebral e síndrome de Down).  

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03

 

Atividades práticas: Indicadores antropométrica e da Composição Corporal.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – Avaliação Bioquímica  

Aprender sobre a solicitação e interpretação de exames laboratoriais em Nutrição.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – Avaliação Clínica (Semiologia Nutricional)

Apresentar Exame físico (semiologia nutricional) e Maturação sexual.

 

Metodologia

-  Aulas expositivas e dialogadas, com utilização de mídia digital, artigos científicos previamente selecionados ou de livre escolha do aluno conforme o tema abordado.  

- Seminário, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos.

- As aulas práticas serão realizadas na Clínica Escola de Nutrição da URI (Ambulatório de Especialidades em Nutrição).  

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão  como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, laboratório de avaliação nutricional, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e exercícios, vídeos e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, atividades práticas, relatórios entre outros.  Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

FISBERG, Regina Mara et al.  Inquéritos alimentares: métodos e bases científicos. Barueri: Manole, 2005.  

MUSSOI, Thiago Duran.  Avaliação Nutricional na Prática Clínica  -  Da Gestação ao Envelhecimento. Edição Digital. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2378-7/cfi/6/32!/4/2/4/2/2/2@0:0 >. Acesso em 05 de outubro de 2021.

VITOLO, Márcia Regina (Org.). Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.   

 

Bibliografia Complementar

CUPPARI, Lilian (coord.). Nutrição clínica no adulto. 4. ed. Barueri: Manole, 2019.

DUARTE, Antônio Cláudio. Avaliação nutricional: aspectos clínicos e laboratoriais. São Paulo: Atheneu, 2007.  

MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

RIBEIRO, Sandra Maria Lima; DE MELO Camila Maria, TIRAPEGUI, Julio.  Avaliação nutricional: teoria e prática / - 2. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Disponível

em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527733694/cfi/6/10!/4/8/2@0:0 >

Acesso em 25 de julho de 2019.   

ROSSI, Luciana; CARUSO, Lúcia; GALANTE. Avaliação nutricional : novas perspectivas. 2. ed. -  [Reimpr.].Edição Digital. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. il. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível

em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2772 3/cfi/6/4!/4/2/2@0:0 > Acesso em 25 de Julho de 2019.