Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: INTERAÇÕES METABÓLICAS - A

Código: 40-1332

Carga Horária: 40h (Teórica: 30 horas)  (TDE: 10 horas)

Nº de Créditos: 02

Pré-requisito: 20-782 - Bioquímica Metabólica  

   

Ementa  

Fundamentada na Ciência da Nutrição, a disciplina aborda as interações dos  nutrientes e elementos bioativos no organismo humano, identifica e analisa os processos de regulação metabólica durante a vida abordando situações fisiológicas e patológicas estimulando uma visão crítica e reflexiva sobre a nutrição do homem.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades para a compreensão das interações entre os nutrientes, os processos de regulação metabólica e os efeitos dos principais hormônios que regulam o metabolismo.

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

-  Identificar os processos de regulação metabólica, analisando diferentes situações fisiológicas e patológicas.

- Conhecer os efeitos metabólicos dos principais hormônios que regulam o metabolismo.

- Conhecer os elementos bioativos que integram os alimentos, identificando os mecanismos de atuação.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01: Integração do metabolismo e Regulação da Ingestão alimentar

Revisar os processos de integração do metabolismo. Apresentar os conceitos de Genômica Nutricional. Mecanismos e hormônios que regulam o paladar e a Ingestão de Alimentos (fome e saciedade)

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02: Principais hormônios do metabolismo

Apresentar os efeitos metabólicos dos principais hormônios do metabolismo Insulina e hormônios contra regulatórios. Hormônios que afetam os níveis de cálcio e sódio. Hormônios tireoidianos.  

Apresentar as características básicas do metabolismo e sua regulação no Estado de jejum e alimentado, e Traumas.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03

Abordar a integração metabólica e efeitos metabólicos básicos das dietas: Hiperglicídica.

Cetogênica. Hiper e hipoprotéica.

Analisar os processos de formação e degradação de radicais livres e sua relação com os nutrientes.

Apresentar os elementos bioativos e ácidos graxos essenciais: funções e sua importância nutricional, e efeitos bioquímicos e objetivos dos principais nutrientes utilizados no suporte nutricional.

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de  trabalhos e/ou seminários, e estudos dirigidos.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas objetivas e ou discursivas com peso 8,0 (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos com peso 2,0.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação.

 

Bibliografia Básica

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.  

ROSS, A. Catharine et al. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. – 11. ed. – Barueri, SP: Manole, 2016. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520451670/pageid/1025.Acesso em 04

de outubro de 2021.

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira.  Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

 

Bibliografia Complementar

COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato; COMINETTI, Cristiane.  Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2013. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito.

Disponível em < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520445006/pageid/5. >

Acesso em 04 de outubro de 2021.

DOUGLAS, Carlos Roberto.  Fisiologia aplicada  `  nutri¸a~o.  2.ed. Edição Digital. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-277-1973-5/pageid/4. >Acesso em 04 de outubro 2021.

SHILS, Maurice E. (Maurice Edward) (Coord.). Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. 9. ed. São Paulo: Manole, 2003. 2 v.  

VOET, Donald. Fundamentos de bioquímica: a vida em nível molecular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 1168 p.

WAITZBERG, Dan. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 5. ed. revisada. São Paulo: Atheneu, 2019. Volume 2.