Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: NUTRIÇÃO HUMANA   

Código: 40-1331

Carga Horária: 80h (Teórica: 60 horas)  (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa  

Fundamentos da Nutrição e alimentação humana, nos seus aspectos bioquímicos, fisiológicos e dos requerimentos nutricionais. Estudo da tabela de composição química de alimentos.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades e conhecimento sobre os nutrientes. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Compreender a ingestão (digestão, absorção, transporte e excreção dos nutrientes);  

- Identificar macronutrientes e micronutrientes em seus conceitos básicos e metabolismo;  

- Estudar o metabolismo energético;

- Identificar alimentos e nutrientes na tabela de composição química dos alimentos.

 -  Compreender cálculos básicos relacionados aos requerimentos nutricionais e estados fisiológicos aplicando a tabela de composição química de alimentos;

- Capacitar os alunos para a comunicação escrita e oral.

   

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01: Macronutrientes

Estudar os  Macronutrientes: Proteínas,  Lipídeos, Carboidratos e Fibra alimentrar (Digestão, absorção, transporte e excreção dos nutrientes, classificação, funções e fontes alimentares). Ingestão dietética recomendada (DRIs).

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02: Metabolismo energético

Conhecer as necessidades energéticas; componentes do gasto energético, estimativa das necessidades energéticas; cálculo de energia do alimento. Tabela de composição de Química  de alimentos.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.  

 

UNIDADE DE ENSINO 03: Vitaminas; Sais Minerais e Água

Estudar as Vitaminas Lipossolúveis, Hidrossolúveis, Sais Minerais e eletrólitos (conceitos, fontes alimentares, funções, carências nutricionais e toxicidade). Água (funções, distribuição, balanço hídrico), eletrólitos e equilíbrio ácido-básico.

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.  

 

UNIDADE DE ENSINO 04: Cálculos básicos e Planos alimentares

Elaborar planos alimentares para indivíduos saudáveis, conforme os requerimentos nutricionais

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.  

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, laboratório de anatomia, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe).

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, leitura de referências como livro texto e artigos, apresentação de seminários, dinâmicas de grupos, resenhas entre outras. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acade^mico, ou (v) prestação de serviço.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

GROPPER, Sareen S. Smith. James L Groff.  Jack. L. Nutrição avan¸ada e metabolismo humano; tradução Marleine Cohen; revisão técnica Daniela Maria Alves Chaud, Irene

Coutinho de Macedo.  --  São Paulo: Cengage Learning, 2011. Disponível em: Plataforma Minha Biblioteca:  

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522126392/pageid/2   Acesso em 06 de agosto de 2021.

WARDLAW, Gordon M., SMITH Anne M.; Nutrição contemporânea. tradução: Laís Andrade, Maria Inês Corrêa Nascimento; revisão técnica: Ana Maria Pandolfo Feoli. – 8. ed. – Porto Alegre: AMGH, 2013.  

 

Bibliografia Complementar

CARDOSO, Marly Augusto (Coord.). Nutrição humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato. Biodisponibilidade de nutrientes. Barueri: Manole, 6 edição. 2020. Disponível em: Plataforma Minha Biblioteca:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555761115/pages/recent.  Acesso em 08 de novembro de 2021.

FAUSTO, M. A. Planejamento de dietas e da alimentação. Rio de Janeiro: Revinter, 2003.

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed.. São Paulo: Roca, 2011.