Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃO B Código: 40-1329 Carga Horária: 40h (Teórica: 30 horas) (TDE: 10 horas) Nº de Créditos: 02
Ementa Proporciona conhecimentos básicos da Ciência da Nutrição. Caracterizar o profissional e suas áreas de atuação. Oportunizar ao aluno o contato com as atividades profissionais e com os profissionais nutricionistas.
Objetivos A disciplina visa desenvolver habilidades para aplicação dos conceitos referente a ciência da Nutrição afim de inserir o egresso nas várias áreas de atuação do profissional nutricionista. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Conhecer os conceitos básicos da Ciência da Nutrição; - Identificar as áreas de atuação profissional; - Proporcionar aos acadêmicos ingressantes contato com os profissionais das áreas de atuação; - Dialogar sobre a importância dos direitos humanos a alimentação. - Capacitar os alunos para comunicação escrita e oral, e elaboração de relatórios e/ou pesquisas sobre áreas de atuação do professional nutricionista.
Conteúdos Curriculares
UNIDADE DE ENSINO 01 – A Ciência da Nutrição Apresentar aos alunos os conceitos da ciência da Nutrição (História; Importância da Ciência da Nutrição); Direito Humano a Alimentação (DHA); Conceitos básicos de nutrição: definição de Nutrição; alimentação e alimento; fases da nutrição: Alimentação, metabolismo e excreção (conceitos básicos); Leis da Alimentação- base para a organização da alimentação saudável.
TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – Gráficos de alimentação e Guia Alimentar para a População brasileira Conhecer a evolução dos gráficos de alimentação; Pirâmide alimentar e Educação alimentar e nutricional; Grupos de alimentos -funções e substituições, nutrientes (macro e micronutrientes); Construção de um plano alimentar saudável.
TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – Áreas de atuação do Nutricionista Apresentar a Resolução sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições. Socializar e/ou pesquisar com profissionais nutricionistas de diferentes áreas de atuação.
TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista, socialização com profissionais em cada área de atuação. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de estudos de caso, relatórios voltados aos desenvolvidos. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
Bibliografia Básica MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice, L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. Ed. Rio de Janeiro: Guanabra Koogan, 2020 SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed.. São Paulo: Roca, 2011. VITOLO, Márcia Regina (organiz). Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.
Bibliografia Complementar GIBNEY, Michael J (Coord.). Introdução à nutrição humana. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. PHILIPPI, Sonia Tucunduva (Org.). Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Barueri: Manole, 2008. ROSS, A. Catharine; CABALLERO, Benjamin; COUSINS, J. Robert; TUCKER, Katherine L.; Thomas R. ZIEGLER. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. 11. ed. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: Plataforma Minha Biblioteca: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520451670/pageid/0 Acesso em 06 de março de 2021. WARDLAW, Gordon M.; SMITH, Anne M. Nutrição contemporânea [recurso eletrônico] 8. ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: AMGH, 2013. Plataforma Minha Biblioteca: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788580551891/pageid/570 Acesso em 23 de março de 2021. TIRAPEGUI, Julio. Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. São Paulo: Atheneu, 2002. |