Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas  

Disciplina: IMUNOLOGIA GERAL A

Código: 20-781

Carga Horária: 40 horas (Teórica: 20 horas)  (Prática: 10 horas)  (TDE: 10 horas)

Créditos: 02

 

Ementa

Introdução à Imunidade e ao Sistema Imune Inespecífico. Imunógenos e Imunizações. Imunoglobulinas. O sistema complemento. Sistema de resposta Imune e sua regulação. Mecanismos Imunológicos de dano tissular. Métodos laboratoriais.  

 

Objetivos

Objetivo geral:

Conhecer os mecanismos imunológicos normais do ser humano e suas interações com o ambiente, notadamente com microrganismos patogênicos.  

 

Objetivos específicos:

Espera-se que ao final do semestre que os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Conhecer e correlacionar os componentes celulares, teciduais e moleculares do sistema imune, com suas principais funções biológicas.

Classificar os tecidos e órgãos linfoides.

Compreender os princípios das respostas imunes adaptativas e inatas.

Caracterizar os antígenos e as imunoglobulinas.

Conhecer e compreender o sistema complemento e sua ativação.  

Compreender a resposta imune adaptativa, incluindo o reconhecimento antigênico, o desenvolvimento e a função dos receptores, a ativação dos linfócitos e a interação antígeno-anticorpo e outros mecanismos efetores.  

Conhecer e compreender os processos de hipersensibilidade e autoimunidade e seus efeitos biológicos.  

Entender o fundamento dos ensaios imunológicos utilizados do diagnóstico laboratorial.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01- Conceitos gerais de Imunologia e sistema imune

Trabalhar conceitos gerais em Imunologia, desde conceito, histórico, importância. Imunidade inata e Imunidade adquirida, verificando dentro da  Composição sanguínea a origem das células sanguíneas, Leucócitos e sua classificação e funções, Linfócitos T e B, Fagocitose.

Conhecer os órgãos e tecidos linfoides caracterizando em órgãos e tecidos linfoides primários e secundários com definições e diferenças, o timo e a medula óssea com localização e função, como ocorre a maturação dos linfócitos T e B. Conceituando linfa e os órgãos linfoides secundários com localização e função.  

 

Atividades práticas: Aula prática sobre células do sistema imune

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

UNIDADE DE ENSINO 02 – Conhecendo conceitos de antígenos e anticorpos

Conceituar antígenos e suas características, conceituar hapteno, epítopo, antígenos exógenos e endógenos, antígenos homólogos e heterólogos e reação antígeno-anticorpo, e como ocorrem as reações cruzadas. Conceituar e caracterizar anticorpo e como ocorre a produção. Conceituar imunoglobulinas: classes, características, semelhanças e diferenças, funções. Estudar a  estrutura molecular do monômero de Ig, isótipos, alótipos e idiótipos.

Entender como ocorre a resposta primária e secundária, memória imunológica.  

 

Atividades práticas:  Aula prática de reação antígeno-  anticorpo com metodologia diagnóstica.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Sistema do Complemento e imunidade celular e Humoral

Entender o conceito e importância do sistema complemento, com as vias e etapas de ativação. Entender as funções: lise, opsonização, quimiotaxia, anafilaxia, participação na retirada de imunocomplexos da circulação. Compreender o mecanismo de imunidade celular: conceito, LTh e LTc e citotoxidade. Compreender imunidade humoral: conceito, LB, produção de Ac pelas LB, interação entre LT e LB, ativação T dependente e ativação T independente, o complexo de histocompatibilidade principal (MHC), as proteínas que compõe o MHC, importância biológica, as classes das moléculas do MHC e suas relações com o reconhecimento do próprio e a ativação de linfócitos, noções da regulação da resposta imune: reguladores positivos, reguladores negativos e controle genético.

 

Atividades práticas:  Atividade prática com dosagem de proteínas do sistema do complemento.

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04  –  Hipersensibilidade, doenças autoimunes e imunodeficiências

Conceituar e classificar hipersensibilidade. Caracterizar de acordo com os tipos I, II, III e IV com exemplos de casos. Conceituar e verificar a importância de tolerância imunológica, noções de vias de tolerância: aborto clonal, deleção clonal, energia clonal e supressão.

Compreender o que são doenças autoimunes. Entender o conceito e classificação de Imunodeficiências congênitas e adquiridas.

 

Atividades práticas:  Atividade prática em laboratório com dosagens de marcadores inflamatórios e imunológicos de hipersensibilidade, doenças autoimunes e imunodeficiências.  

 

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – Imunoproteção  

Estudar conceitos básicos de Imunoproteção ativa classificada em natural e artificial, entender imunoproteção passiva: natural e artificial. Estudar exemplos de vacinas e programa nacional de imunizações (PNI).  

 

Atividades práticas:  Aula teórico-prática com atividades simulando o PNI e calendário vacinal.

 

TDE 05 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 05

 

UNIDADE DE ENSINO 06 - Reações antígeno-anticorpo “in vitro”

Entender como ocorrem as reações antígeno-anticorpo “in vitro”, com introdução, conceitos, com aplicação clínica e execução prática dos testes imunológicos básicos para o diagnóstico imunológicos: aglutinação, precipitação, turbidimetria, imunofluorescência, imunocromatografia, enzimaimunoensaio (ELISA) quimiluminescência e demais métodos utilizados.  

 

Atividades práticas: prática com execução de método de aglutinação e imunocromatografia exemplificando o diagnóstico de algumas patologias.  

 

TDE 06 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 06.

 

 

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, laboratório de imunologia, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 10h, podendo envolver casos clínicos, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários, dinâmicas de grupos, entre outras.  

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, relatórios, estudos dirigidos, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou  peer instruction  ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica  

ABBAS, Abul K; LICHTMAN, Andrew H; PILLAI, Shiv. Imunologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. 565 p

JANEWAY, Charles. Imunobiologia: o sistema imunológico na saúde e na doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. viii, 767 p.  

LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

 

Bibliografia Complementar

DOAN, Thao et al. Imunologia ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2008. 344 p.

FORTE, Wilma Carvalho Neves. Imunologia: do básico ao aplicado. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 364 p.

TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R; CASE, Christine L. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. xxx, 934 p.  

ROITT, Ivan M; BROSTOFF, Jonathan; MALE, David. Imunologia. 6. ed. São Paulo: Manole, 2003. xii, 481 p  

VAZ, Adelaide; TAKEI, Kioko; BUENO, Ednéia Casagranda. Imunoensaios: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.