Plano de Ensino

Nutrição

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: ANATOMIA HUMANA I-A

Código: 20-779

Carga Horária: 80 horas (Teórica: 30h  Prática: 30 h       TDE: 20 h)

Créditos: 04

 

Ementa

Estudo das generalidades anatômicas. Abordagem teórica e prática dos aspectos morfológicos gerais dos sistemas constituintes do corpo humano, como esquelético, articular, muscular, cardiocirculatório, respiratório, digestório, geniturinário, reprodutor, nervoso, endócrino e estesiológico.  

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar aos discentes conhecimentos para a  identificação de estruturas anatômicas, para a compreensão de suas funções e a sua disposição no corpo humano, capacitando-os a obterem conhecimento nos aspectos morfológicos e suas interações entre os sistemas como base para disciplinas subsequentes.

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

-  Reconhecer, identificar e conceituar as estruturas anatômicas que compõem os sistemas orgânicos.

- Reconhecer as estruturas anatômicas em modelos anatômicos e peças orgânicas.

- Mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar situações apresentadas pelos docentes ao longo do semestre.

- Compreender a estruturação do corpo humano para interferir no processo saúde doença.

- Compreender os impactos provocados pelo exercício físico e ou técnicas terapêuticas sobre os sistemas orgânicos

-  Comunicar-se eticamente, trabalhar em equipe, demonstrar autonomia na busca do conhecimento e no uso das tecnologias da informação.

- Conhecer as técnicas de conservação de peças anatômicas humanas, bem como, com as determinações legais para o descarte ambientalmente correto dos meios de conservação de peças anatômicas.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – Generalidades e Anatomia do Aparelho Locomotor

Trabalhar os conceitos e divisão anatômica; planos, eixos, termos de posição e direção, termos regionais, cavidades e movimentos do corpo; nomenclatura anatômica.  

Apresentar a Anatomia do Aparelho Locomotor: osteologia (introdução, estrutura óssea, tipos de ossos; ossos do esqueleto axial; ossos do esqueleto apendicular e principais acidentes ósseos);

artrologia (introdução, classificação, estruturas, tipos de articulações, movimentos corporais e principais articulações do corpo); miologia (introdução, características, origens, inserções, estrutura, tipos, nomenclatura e ação individualizada; principais músculos da cabeça, pescoço e

tronco; músculos apendiculares).

 

Atividades práticas: Aula prática sobre Aparelho Locomotor.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 –Sistema Cardiorrespiratório e Vascular

Apresentar a anatomia Cardíaca (localização, constituição, cavidades e válvulas cardíacas,  sistema próprio de irrigação (coronárias) e inervação (tecido nodal)  cardíaca); Anatomia Pulmonar (porção condutora e respiratória); Pleuras; Circulação Pulmonar e Sistêmica (constituição arterial e venosa, principais ramos arteriais e venosos do corpo); Sistema Porta; Circulação Fetal; Sistema Linfático.

 

Atividades práticas: Aula prática sobre sistema cardiorrespiratório e vascular.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 –Sistema Digestório e Sistema Urogenital

Anatomia do sistema digestório; glândulas anexas, Anatomia do Sistema Urinário

Anatomia do Sistema Genital Masculino

Anatomia do Sistema Genital Feminino

 

Atividades práticas: Aula prática sobre sistema Digestório e Sistema Urogenital

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – Sistema nervoso e Estesiologia

Apresentar o sistema nervoso (conceito e classificação), sistema nervoso central, sistema nervoso periférico: nervos cranianos e espinais. Estesiologia: visão (olhos e anexos); audição (orelha externa, média e interna); e tegumento (epiderme, derme, glândulas da pele, pêlos, unhas e mamas).

 

Atividades práticas: Aula prática sobre Sistema nervoso e Estesiologia.

 

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, laboratório de anatomia, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades.

A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, por meio atlas anatômico, leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários, dinâmicas de grupos, resenhas entre outras.  

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.  

 

Bibliografia Básica

DÂNGELO, J. G; FATTINI, C. A. Anatomia humana sistêmica e segmentar: para o estudante de medicina. São Paulo: Atheneu, 1998, 2002.   

SOBOTTA, Johannes. Atlas de anatomia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988, 1993, 1995, 2000.  

TORTORA, Gerard J. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. São Paulo: Artmed, 2002, 2003, 2012.  

 

Bibliografia Complementar

CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o movimento. Barueri: Manole, 2002.  

DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. São Paulo: Atheneu, 2002.  

MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F. Anatomia orientada para a clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985, 1992, 2001, 2012.  

NETTER, Frank H. Atlas de anatomia humana. Porto Alegre: Artmed, 1998, 2000, 2011.  

WOLF-HEIDEGGER, G. Atlas de anatomia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.