Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Nutrição
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: FISIOLOGIA HUMANA I-A

Código: 20-778

Carga Horária: 80h (Teórica: 60 horas)  (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Introdução à Fisiologia. Fisiologia celular, geral e homeostase. Fisiologia da membrana, do nervo e do músculo. Fisiologia cardíaca.  Circulação sistêmica e pulmonar. Fisiologia dos sistemas renal, respiratório, nervoso, digestivo, reprodutor e endócrino.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades sobre o entendimento dos principais mecanismos fisiológicos que controlam e regulam os seguintes sistemas humanos especializados: nervoso, gastrintestinal, respiratório, cardiovascular, endocrinológico e reprodutivo. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Reconhecer fisiologia celular, da membrana, do nervo, do músculo, cardíaca, sistemas renal, respiratório, nervoso, digestivo, reprodutor e endócrino.

- Reconhecer a circulação sistêmica e pulmonar.  

-  Capacitar os alunos para comunicação escrita e oral, e elaboração de relatórios e/ou pesquisas.  

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – Fisiologia Geral, Celular e Homeostase.  Trabalhar os conceitos da fisiologia celular e geral. Organização funcional do corpo humano e controle do meio interno.  

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Fisiologia da Membrana, do Nervo, do Músculo e Cardíaca Estudar a estrutura da membrana e os transportes através da mesma: difusão e transporte ativo. Potenciais de membrana e potenciais de ação. Contração do músculo esquelético. Fadiga muscular. Fisiologia do Sistema Circulatório, Arterial, Venoso e Sistema Linfático. Aspectos básicos da circulação, pressão arterial, fluxo e resistência vascular periférica; a bomba cardíaca; o débito cardíaco, retorno venoso, sistema valvular e sistema de condição. Regulação do sistema cardiovascular.  

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.  

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Fisiologia Renal e Respiratória

Entender o fluxo sanguíneo renal, filtração glomerular, processamento do filtrado glomerular nos túbulos renais, formação da urina. Fisiologia dos líquidos corporais (líquidos extra e intracelulares, controle da osmolalidade do líquido extracelular e da concentração de sódio).

Regulação do equilíbrio ácido-básico. Mecânica da ventilação pulmonar; volume minuto-respiratório; ventilação alveolar. Princípios físicos das trocas gasosas. Difusão de oxigênio e dióxido de carbono através da membrana respiratória alveolar, da circulação sanguínea e dos líquidos corporais.

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.  

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – Fisiologia do Sistema Nervoso e Sistema Digestivo

Demonstrar a organização do sistema nervoso; funções básicas das sinapses; sensações somáticas: mecanorreceptivas. Funções intelectuais do cérebro. Princípios gerais da função gastrintestinal, mobilidade, controle nervoso e circulação sanguínea, transporte e mistura do alimento no tubo alimentar básico. Funções no tubo alimentar, secreção, digestão, absorção.

 

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.  

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – Fisiologia do Sistema Endocrinológico e Reprodutivo  

Apresentar os conceitos da endocrinologia; hormônios hipofisários e hipotalâmicos; hormônios das glândulas tireóide, paratireóide e supra-renal. Principais aspectos fisiológicos dos distúrbios da tireóide: hipotireoidismo e hipertireoidismo. Hormônios córtico-supra-renais: funções dos mineralocorticóides e glicocorticoides. Anormalidades na secreção do córtex da supra-renal. Aspectos metabólicos do pâncreas e fígado: insulina e glucagon. Funções reprodutivas e hormonais no homem: espermatogênese. Anatomofisiologia dos órgãos sexuais femininos, funcionamento hormonal: estrogênios e progesterona. Regulação do ritmo mensal na mulher. Ato sexual feminino. Gravidez e lactação: nutrição intra-uterina, função da placenta, fatores hormonais na gravidez, parto, lactação - função da prolactina e ocitocina.  

 

TDE 05 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 05.  

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, laboratório de anatomia, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, por meio atlas anatômico, leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários, dinâmicas de grupos, resenhas entre outras.  

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

AIRES, M. M. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.  

GANONG, W. F. Fisiologia Médica. 22. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.

GUYTON, A. C.; HALL, J.E. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsiever, 2011.

 

Bibliografia Complementar

BERNE, R.M.; LEVY, M. N. Fisiologia. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 2000.  

CURI, R.; ARAÚJO FILHO, P. J. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

GUYTON, A. C.  Fisiologia humana e mecanismos de doenças. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.  

SILBERNAGL, S.; DESPOPOULOS, A. Fisiologia: texto e atlas. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. SILVERTHORN, D. U.  Fisiologia humana:  uma abordagem integrada. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.

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