Departamento de Ciências Biológicas Disciplina: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA A Código: 20-777 Carga Horária: 80h (Teórica: 60 horas) (TDE: 20 horas) Nº de Créditos: 04
Ementa Organelas celulares e suas funções. Tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Embriologia: gametogênese, fases do desenvolvimento embrionário e fetal, anexos embrionários e ação de teratogênicos no desenvolvimento embrionário.
Objetivos A disciplina visa promover o conhecimento das funções normais das células eucariotas, dos tecidos e do desenvolvimento humano de modo a fornecer subsídios para a compreensão do funcionamento de órgãos e sistemas humanos. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Conhecer a estrutura celular e seus componentes. - Reconhecer os tipos de tecidos e as características do corpo humano. - Conhecer os conceitos básicos de embriologia e sistema reprodutor humano. - Capacitar os alunos para comunicação escrita e oral, e elaboração de relatórios e/ou pesquisas.
Conteúdos Curriculares UNIDADE DE ENSINO 01 – CITOLOGIA Trabalhar os conceitos de biomoléculas, diferença entre vírus, célula procarionte e célula eucarionte, membrana plasmática, organelas celulares, estrutura do DNA, divisão celular e síntese de proteínas.
TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – HISTOLOGIA BÁSICA Estudar as características básicas e organizacionais dos tecidos que formam o corpo humano: tecido Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso.
TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – EMBRIOLOGIA Conhecer o sistema reprodutor feminino e masculino, os aspectos da reprodução humana, a gametogênese e os métodos anticoncepcionais. Estudar as fases do desenvolvimento durante o período embrionário e fetal, e a exposição a substâncias teratogênicas.
TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa, sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, laboratório de microscopia, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, por meio da leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários, dinâmicas de grupos, resenhas entre outras.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
Bibliografia Básica DE ROBERTIS, E. M. F; HIB, J.; PONZIO, R. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto-atlas. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. MOORE, K.L.; PERSAUD, T. V. N; SHIOTA, K. Atlas colorido de embriologia clínica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Bibliografia Complementar ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. GARTNER, L.P.; VUGMAN, I. (Trad.). Tratado de histologia em cores. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. ROSS, M.H.; PAWLINA, W. Histologia: texto e atlas: em correlação com biologia celular e molecular. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. SADLER, T. W. Embriologia médica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. |