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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: Anatomia Humana Geral - A

Código: 20.402

Carga Horária: 60 horas (30 Teórica/ 30Prática)

Créditos: 04

 

1. EMENTA

Estudo das generalidades anatômicas. Abordagem teórica e prática dos aspectos morfológicos gerais dos sistemas constituintes do corpo humano, como esquelético, articular, muscular, cardiocirculatório, respiratório, digestório, geniturinário, reprodutor, nervoso, endócrino e estesiológico.

 

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral:

Proporcionar aos discentes conhecimentos para a identificação de estruturas anatômicas, para a compreensão de suas funções e a sua disposição no corpo humano, capacitando-os a obterem conhecimento nos aspectos morfológicos e suas interações entre os sistemas como base para disciplinas subsequentes

 

2.2. Objetivos específicos:

Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Reconhecer, identificar e conceituar as estruturas anatômicas que compõem os sistemas orgânicos.

Reconhecer as estruturas anatômicas em modelos anatômicos e peças orgânicas.

Mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar situações apresentadas pelos docentes ao longo do semestre.

Compreender a estruturação do corpo humano para interferir no processo saúde doença.

Compreender os impactos provocados pelo exercício físico e ou técnicas terapêuticas sobre os sistemas orgânicos

Comunicar-se eticamente, trabalhar em equipe, demonstrar autonomia na busca do conhecimento e no uso das tecnologias da informação.

Conhecer as técnicas de conservação de peças anatômicas humanas, bem como, com as determinações legais para o descarte ambientalmente correto dos meios de conservação de peças anatômicas.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Generalidades

Histórico, conceitos e divisão anatômica; planos, eixos, termos de posição e direção, termos regionais, cavidades e movimentos do corpo; nomenclatura anatômica.

2. Anatomia do Aparelho Locomotor

Osteologia: introdução, estrutura óssea, tipos de ossos; ossos do esqueleto axial; ossos do esqueleto apendicular e principais acidentes ósseos.

Artrologia: introdução, classificação, estruturas, tipos de articulações, movimentos corporais e principais articulações do corpo.

Miologia: introdução, características, origens, inserções, estrutura, tipos, nomenclatura e ação individualizada; principais músculos da cabeça, pescoço e tronco; músculos apendiculares.

3.Sistema Cardiorrespiratório e Vascular

Anatomia Cardíaca: localização, constituição, cavidades e válvulas cardíacas, sistema próprio de irrigação (coronárias) e inervação (tecido nodal) cardíaca. Anatomia Pulmonar: porção condutora e respiratória. Pleuras; Circulação Pulmonar e Sistêmica: constituição arterial e venosa, principais ramos arteriais e venosos do corpo. Sistema Porta. Circulação Fetal

Sistema Linfático.

4.Sistema Digestório

Anatomia do sistema digestório; glândulas anexas

5. Sistema Urogenital

Anatomia do Sistema Urinário

Anatomia do Sistema Genital Masculino

Anatomia do Sistema Genital Feminino

6. Sistema nervoso: conceito e classificação.

Sistema nervoso central

Sistema nervoso periférico: nervos cranianos e espinais,

7. Estesiologia

Visão: olhos e anexos

Audição: orelha externa, média e interna

Tegumento: epiderme, derme, glândulas da pele, pêlos, unhas e mamas

 

4. METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas por meio de diversas técnicas de ensino e aprendizagem e utilização de recursos audiovisuais, construção de mapas conceituais. As aulas práticas com manuseio de peças anatômicas humanas ou modelos anatômicos no laboratório de anatomia. O ensino aprendizagem será complementado por meio da utilização de atlas anatômico, leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários, dinâmicas de grupos, resenhas entre outras.

 

5. avaliação

A avaliação cognitiva dar-se-á por meio de provas teóricas dissertativo-objetivas, provas práticas e estudos complementares. A avaliação diagnóstica se dará considerando o desempenho das competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana sistêmica e segmentar: para o estudante de medicina. São Paulo: Atheneu, 1998, 2002.  

SOBOTTA, Johannes. Atlas de anatomia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988, 1993, 1995, 2000.

TORTORA, Gerard J. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. São Paulo: Artmed, 2002, 2003, 2012.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o movimento. Barueri: Manole, 2002.

DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. São Paulo: Atheneu, 2002.

MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F. Anatomia orientada para a clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985, 1992, 2001, 2012.

NETTER, Frank H. Atlas de anatomia humana. Porto Alegre: Artmed, 1998, 2000, 2011.

WOLF-HEIDEGGER, G. Atlas de anatomia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.