Departamento de Ciências Exatas e da Terra Disciplina: BIOESTATÍSTICA ESPECIAL Código: 10-1008 Carga Horária: 40h (Teórica: 30 horas) (TDE: 10 horas) Nº de Créditos: 02
Ementa Introdução a testes de hipóteses. Comparação entre as médias de duas amostras independentes. Comparação entre médias de duas amostras pareadas. Teste Qui-Quadrado. Análise de variância. Testes não paramétricos.
Objetivos A disciplina visa desenvolver habilidades e conhecimento noções básicas da organização, apresentação, interpretação e análise de dados estatísticos nas áreas de abrangência das ciências biomédicas. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Demonstrar compromisso com a competência técnica e com o conhecimento científico; - Demonstrar capacidade de trabalho em equipe e de liderança; - Acessar sistemas de informação; - Executar pesquisa nos sistemas de informação; - Aplicar os princípios de Bioestatística e Epidemiologia na leitura crítica de artigos técnico-científicos; - Utilizar a Estatística Descritiva para resumir informações científicas pertinentes a um tema pesquisado; - Utilizar princípios da Estatística Inferencial para comparar tratamentos estatísticos; - Considerar que a Estatística deve pautar as conclusões de toda pesquisa quantitativa e em geral também das pesquisas qualitativas.
Conteúdos Curriculares
UNIDADE DE ENSINO 01- Conceitos Básicos de Estatística Trabalhar as definições e aplicações da estatística nas ciências da saúde. Conceitos básicos (amostra, população, variáveis). Organização e apresentação de dados (tabelas e gráficos). Atividade prática: desenvolver os cálculos de medidas de tendência central e de variabilidade em planilha eletrônica.
UNIDADE DE ENSINO 02- Medidas de Estatística Descritiva Desenvolver as noções de medidas descritivas de Tendência Central e de Dispersão. Atividade prática: desenvolver os cálculos de medidas de tendência central e de variabilidade em planilha eletrônica.
TDE 01 – Desenvolver uma atividade de levantamento de dados e elaborar a análise destes dados, apresentando os principais elementos da estatística descritiva (tabelas, gráficos e medidas de tendência central e de variabilidade) em planilha eletrônica/software de estatística.
UNIDADE DE ENSINO 03 - Conceitos Básicos de Probabilidade e Distribuição de Probabilidade Trabalhar as noções básicas de probabilidade e a distribuição normal de probabilidade.
UNIDADE DE ENSINO 04 – Estatística Inferencial Desenvolver as bases teóricas da Inferência Estatística, a partir da elaboração do conceito de teste de hipóteses, bem como da aplicação dos testes paramétricos e não-paramétricos. Atividade prática: desenvolver os testes de hipóteses utilizando-se de recursos como planilhas eletrônicas e softwares estatísticos.
TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.
UNIDADE DE ENSINO 05 – Correlação e Regressão linear Elaborar o conceito de correlação e regressão linear simples, bem como aplicar este conhecimento na verificação de relações entre variáveis.
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, softwares estatísticos e planilhas eletrônicas), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
Bibliografia Básica ARANGO, Héctor Gustavo. Bioestatística: teórica e computacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 2011, 2001. CALLEGARI-JACQUES, Sidia Maria. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2008, 2006, 2005. VIEIRA, Sônia. Introdução à bioestatística. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008, 2000, 1998, 1981, 1980.
Bibliografia Complementar BEIGUELMAN, Bernardo. Curso prático de bioestatística. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2002. MAGNUSSON, W.E., MOURÃO, G. Estatística sem matemática: a ligação entre as questões e análise. 2.ed. Londrina: Planta, 2005. MOTTA, Valter T.; WAGNER, Mario B. Bioestatística. Caxias do Sul: Educs, 2003. RODRIGUES, P. C. Bioestatística. 3.ed. Niterói: EDUFF, 2002. VIEIRA, Sônia. Bioestatística: tópicos avançados: testes não-paramétricos, tabelas de contingências e análise de regressão. 2. ed., rev. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. |