81-102 – PORTUGUÊS INSTRUMENTAL DEPARTAMENTO: Linguística, Letras e Artes Nº DE CRÉDITOS: 02 CARGA HORÁRIA: (T 30) SEMESTRE DO CURSO: 1º
EMENTA Aprimoramento da competência de leitura compreensiva, interpretativa e crítica e textos persuasivos, informativos e técnicos, visando à produção dessas tipologias textuais, em conformidade com a gramática de uso.
OBJETIVO GERAL Promover conhecimento, habilidade e atitudes para que o acadêmico possa se expressar e melhor, oralmente e por escrito, sentindo-se, assim, mais seguro e comunicador na sociedade onde vive e se comunica.
CONTEÚDOS CURRICULARES Processos da Comunicação Humana: Conceitos; Objetivos; Importância; Tipos; Condições; Níveis de Linguagem; Linguagem Denotativa e Conotativa; Noções de Correto e Incorreto. Revisão Gramatical: Sintaxe de Colocação; Sintaxe de Concordância; Sintaxe de regência; Siglas, símbolos e abreviaturas; Ortografia. Redação e expressão: Ata; Ofício; Requerimento; Declaração; Atestado; Curriculum Vitae; Relatório; Bilhete; Carta Familiar; Redação; Narração; Descrição; Dissertação.
METODOLOGIA O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.
AVALIAÇÃO A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICACampus de ErechimGARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2013. BELTRÃO, Odacir; BELTRÃO, Mariúsa. Correspondência: linguagem e comunicação. 24. ed., rev. atual. São Paulo: Atlas, 2011. MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 29.ed. São Paulo: Atlas, 2010. 7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARBLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1991,1999, 2002, 2006 e 2009. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16. ed. São Paulo: Ática, 2000. INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 1991. OLIVEIRA, Édison de. Todo o mundo tem dúvida, inclusive você. 6. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. SKOOG, Douglas A.; HOLLER, F. James; CROUCH, Stanley R. Princípios de análise instrumental. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
|