Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

DISCIPLINA DE PORTUGUES INSTRUMENTAL

CÓDIGO: 81-102

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30)             

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Aprimoramento da competência de leitura compreensiva, interpretativa e crítica e textos persuasivos, informativos e técnicos, visando à produção dessas tipologias textuais, em conformidade com a gramática de uso.

 

2 OBJETIVO GERAL

Oportunizar alguns subsídios a mais em termos de Língua Portuguesa ao aluno a fim de que esse possa se expressar e melhor, oralmente e por escrito, sentindo-se, assim, mais seguro e comunicador na sociedade onde vive e se comunica.

Usar a comunicação diária, oral e escrita, como um meio de comunicar ideias e sentimentos para a concretização de inter-relacionamento humano em termos intelectuais e afetivos.

Pensar, falar e escrever melhor, isto é, de acordo com as normas da língua-padrão, com coerência, unidade, clareza e ênfase.

Redigir, dentro das normas, um ofício, um requerimento, uma declaração, um atestado, uma ata, um currículum vitae, um relatório, uma redação.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Processos da Comunicação Humana:

  1.1 Conceitos;

  1.2 Objetivos;

  1.3 Importância;

  1.4 Tipos;

  1.5 Condições;

  1.6 Níveis de Linguagem;

  1.7 Linguagem Denotativa e Conotativa;

  1.8 Noções de Correto e Incorreto.

2. Revisão Gramatical:

  2.1 Sintaxe de Colocação;

  2.2 Sintaxe de Concordância;

  2.3 Sintaxe de regência;

  2.4 Siglas, símbolos e abreviaturas;

  2.5 Ortografia.

3. Redação e expressão:

  3.1 Ata;

  3.2 Ofício;

  3.3 Requerimento;

  3.4 Declaração;

  3.5 Atestado;

  3.6 Curriculum Vitae;

  3.7 Relatório;

  3.8 Bilhete;

  3.9 Carta Familiar;

  3.10 Redação;

    3.10.1 Narração;

    3.10.2 Descrição;

    3.10.3 Dissertação.

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas dialogadas e uso de equipamentos audiovisuais.

 

5 AVALIAÇÃO

Observação do desempenho global do acadêmico no que diz respeito a sua presença e performance em situações de ensino-aprendizagem, principalmente em relação às habilidades orais e escritas sobre assuntos tratados.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2013.

BELTRÃO, Odacir; BELTRÃO, Mariúsa. Correspondência: linguagem e comunicação. 24. ed., rev. atual. São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 29.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1991,1999, 2002, 2006 e 2009.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16. ed. São Paulo: Ática, 2000.

INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 1991.

OLIVEIRA, Édison de. Todo o mundo tem dúvida, inclusive você. 6. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.

SKOOG, Douglas A.; HOLLER, F. James; CROUCH, Stanley R. Princípios de análise instrumental. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

 

Notícias do Curso

Ver todas