Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: GESTÃO DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS

Código: 60-725

Carga Horária: 30

Número de Créditos: 02 Créditos

 

1 EMENTA

Conceitos Básicos: estudo estrutural das empresas; empresas comerciais e industriais farmacêuticas: conceitos, classificação, organização formal e legal, dinâmica dos negócios, documentos comerciais, seguros; vendas, compras e estoques, administração do estoque: acondicionamento, validade, embalagem, organização; noções de custo e formação de preços, gestão financeira, implicações tributárias. Administração da gestão da qualidade e produtividade.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Contribuir para a capacitação gerencial da Gestão de Empresas Farmacêuticas.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução à teoria geral da administração.

A administração e suas perspectivas, conteúdo o e objetivo do estudo da administração, antecedentes históricos da administração, administração na sociedade moderna e empreendedorismo.

Tipos de empresas farmacêuticas e sua organização: estrutura organizacional e coordenação.

Administração de marketing e vendas, funções de marketing, o composto de marketing, diferenciação de mercado, segmentação de mercado, posicionamento, análise quantitativa de mercado, o comportamento do consumidor.

Administração de serviços e qualidade.

Estratégias de compra: negociação, armazenagem de materiais, embalagens e acondicionamento, normas de estocagem, dimensionamento e controle de estoques, rotatividade de estoques.

Administração de recursos financeiros, levantamento e alocação de recursos, liquidez e rentabilidade, utilização das informações contábeis, demonstrações financeiras, administração do capital de giro.

Recolhimento de impostos e seguros.

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas com a participação e interação dos alunos, seminários e trabalhos. Utilização dos diversos instrumentos mais adequados para cada exposição como quadro negro, retroprojetor e outros. Os materiais recomendados para leitura e aprofundamento são os livros indicados nessa ementa.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação efetivada será a de processo envolvendo as seguintes dimensões, avaliações escritas, conteúdo e apresentação de trabalhos parciais e/ou finais, desempenho nas tarefas e exercícios individuais e grupais.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6, 7 e 8 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, 2004 e 2011

CHIAVENATO, Idalberto; CERQUEIRA NETO, Edgard Pedreira de. Administração estratégica em busca do desempenho superior: uma abordagem além do balanced scorecard. São Paulo: Saraiva, 2003.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 9 e 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004 , 2005 e 2012.

 

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: edição compacta . 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

DAFT, Richard L. Administração. 6. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005

LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de vendas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 20. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

 

 

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