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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

40-977 – GESTÃO DA QUALIDADE

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 02

CARGA HORÁRIA: (T 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Sistema de gestão. Características dos programas e ferramentas da qualidade. Importância da padronização de procedimentos. Melhoria da qualidade. Auditoria interna e externa. Normas internacionais de qualidade.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidade e atitude para identificar os principais fatores influentes na gestão da qualidade e compreender os principais processos de gestão e garantia da qualidade.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Conceito de qualidade: introdução, conceitos básicos, evolução da gestão da qualidade e principais autores da qualidade.

Gerenciamento estratégico da qualidade. Elementos da gestão estratégica da qualidade: foco no cliente e inovação da qualidade, liderança, melhoria contínua e planejamento estratégico da qualidade.

Sistemas de gestão da qualidade: gestão da qualidade total, modelos de excelência de gestão da qualidade, sistemas de gestão da qualidade (série ISO 9000 e ISO 17025).

Gerenciamento de processos: coordenação da qualidade/gerência da qualidade.

Melhoria da qualidade: tipos de melhoria contínua e modelos para gestão da melhoria contínua.

Qualidade em serviços: modelos da qualidade em serviços e avaliação da qualidade.

Ferramentas básicas de suporte a gestão da qualidade: PDCA, 5W2H, folha de verificação, histograma, diagrama de correlação, diagrama de causa-efeito, diagrama de Pareto, estratificação, técnica de brainstorming, e novas ferramentas da qualidade.

Controle estatístico da qualidade, análise de modos e efeitos de falhas, e medição de desempenho em qualidade.

Auditorias internas. Auditorias externas por órgãos regulatórios.

Tendências da gestão da qualidade.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Segundo a Lei 1.134/2016, esta disciplina será ministrada no formato híbrido conforme descrição no PPC.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

TOLEDO, J. C. Qualidade: gesta~o e me´todos.  Rio de Janeiro: LTC, 2017. [Biblioteca Virtual]

LOBO, R. N. Gesta~o da Qualidade. 1. ed. Sa~o Paulo: E´rica, 2010. [Biblioteca Virtual]

MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 7. ed. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: LTC, 2017. [Biblioteca Virtual]

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2016. [Biblioteca Virtual]

RAMOS, E. M. L. S., ALMEIDA, S. S., ARAÚJO, A. R. Controle estati´stico da qualidade. Porto Alegre: Bookman, 2013. [Biblioteca Virtual]

BERTOLINO, M. T. Gerenciamento da qualidade na indu´stria alimenti´cia: e^nfase na seguranc¸a dos alimentos. Porto Alegre: Artmed, 2010. [Biblioteca Virtual]

AMBROZEWICZ, P. H. L. Gesta~o da qualidade na administrac¸a~o pu´blica. Sa~o Paulo Editora Atlas S.A. – 2015. [Biblioteca Virtual]

MACHADO, J. F. Me´todo Estati´stico: Gesta~o da Qualidade para Melhoria Conti´nua. São Paulo: Saraiva, 2010. [Biblioteca Virtual]