40-977 – GESTÃO DA QUALIDADE DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde Nº DE CRÉDITOS: 02 CARGA HORÁRIA: (T 30) SEMESTRE DO CURSO: 9º
EMENTA Sistema de gestão. Características dos programas e ferramentas da qualidade. Importância da padronização de procedimentos. Melhoria da qualidade. Auditoria interna e externa. Normas internacionais de qualidade.
OBJETIVO GERAL Promover conhecimento, habilidade e atitude para identificar os principais fatores influentes na gestão da qualidade e compreender os principais processos de gestão e garantia da qualidade.
CONTEÚDOS CURRICULARES Conceito de qualidade: introdução, conceitos básicos, evolução da gestão da qualidade e principais autores da qualidade. Gerenciamento estratégico da qualidade. Elementos da gestão estratégica da qualidade: foco no cliente e inovação da qualidade, liderança, melhoria contínua e planejamento estratégico da qualidade. Sistemas de gestão da qualidade: gestão da qualidade total, modelos de excelência de gestão da qualidade, sistemas de gestão da qualidade (série ISO 9000 e ISO 17025). Gerenciamento de processos: coordenação da qualidade/gerência da qualidade. Melhoria da qualidade: tipos de melhoria contínua e modelos para gestão da melhoria contínua. Qualidade em serviços: modelos da qualidade em serviços e avaliação da qualidade. Ferramentas básicas de suporte a gestão da qualidade: PDCA, 5W2H, folha de verificação, histograma, diagrama de correlação, diagrama de causa-efeito, diagrama de Pareto, estratificação, técnica de brainstorming, e novas ferramentas da qualidade. Controle estatístico da qualidade, análise de modos e efeitos de falhas, e medição de desempenho em qualidade. Auditorias internas. Auditorias externas por órgãos regulatórios. Tendências da gestão da qualidade.
METODOLOGIA O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Segundo a Lei 1.134/2016, esta disciplina será ministrada no formato híbrido conforme descrição no PPC.
AVALIAÇÃO A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA Campus de Erechim TOLEDO, J. C. Qualidade: gesta~o e me´todos. Rio de Janeiro: LTC, 2017. [Biblioteca Virtual] LOBO, R. N. Gesta~o da Qualidade. 1. ed. Sa~o Paulo: E´rica, 2010. [Biblioteca Virtual] MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 7. ed. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: LTC, 2017. [Biblioteca Virtual]
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Campus de Erechim CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2016. [Biblioteca Virtual] RAMOS, E. M. L. S., ALMEIDA, S. S., ARAÚJO, A. R. Controle estati´stico da qualidade. Porto Alegre: Bookman, 2013. [Biblioteca Virtual] BERTOLINO, M. T. Gerenciamento da qualidade na indu´stria alimenti´cia: e^nfase na seguranc¸a dos alimentos. Porto Alegre: Artmed, 2010. [Biblioteca Virtual] AMBROZEWICZ, P. H. L. Gesta~o da qualidade na administrac¸a~o pu´blica. Sa~o Paulo Editora Atlas S.A. – 2015. [Biblioteca Virtual] MACHADO, J. F. Me´todo Estati´stico: Gesta~o da Qualidade para Melhoria Conti´nua. São Paulo: Saraiva, 2010. [Biblioteca Virtual]
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