Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

40-973 - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA HOSPITALAR

Nº DE CRÉDITOS: 04

CARGA HORÁRIA: (T 45 - P 15)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Administração hospitalar. Ciclo da assistência farmacêutica em ambiente hospitalar. Comissões hospitalares. Farmácia Clínica. Cumprimento de tratamento. Serviço de informação sobre medicamentos. Farmacovigilância. Farmacotécnica hospitalar. Programa de Acreditação Hospitalar. Atuação farmacêutica em terapia antineoplásica.

 

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidade e atitudes para a atuação em unidades hospitalares.

 

 CONTEÚDO CURRICULARES

Noções de administração hospitalar: o hospital e a farmácia hospitalar.

O ensino de farmácia hospitalar no Brasil.

Logística em Farmácia Hospitalar.

Ciclo da assistência farmacêutica: seleção de medicamentos, aquisição de medicamentos, Compras na administração pública, central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), sistemas de distribuição de medicamentos, construção de almoxarifados: requisitos estruturais. Conservação e estocagem de medicamentos. Planejamento e controle de estoque. Sistemas de controle de estoque. Farmacoeconomia.

Farmacotécnica Hospitalar, personalização de doses, quimioterapia Antineoplásica.

Manipulação de medicamentos em farmácia hospitalar: erros de medicação.

Soluções extemporâneas. Fracionamento de medicamentos. Misturas endovenosas. Preparação de citostáticos. Nutrição parenteral e enteral.

Comissões hospitalares. Controle de controle de infecção hospitalar. Centro de Informações sobre medicamentos. Farmacovigilância.

Noções de Programa de Qualidade Hospitalar (Acreditação Hospitalar).

Farmácia clínica e atenção farmacêutica

Uso racional de medicamentos. Informação sobre medicamentos. Cumprimento de tratamento.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

ANSEL, Howard C.; POPOVICH, Nicholas G; ALLEN, Loyd V. Farmacotécnica: formas farmacêuticas & sistemas de liberação de fármacos. 6. ed. São Paulo: Premier, 2000.

GOMES, Maria José Vasconcelos de Magalhães; REIS, Adriano Max Moreira. Ciências farmacêuticas: uma abordagem em farmácia hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2001.

HARDMAN, Joel G; LIMBIRD, Lee E. (Coord.). Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 10. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2003 e 1996.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

BRUNTON, Laurence L.; CHABNER, Bruce A.; KNOLLMANN, Björn C. (Org.). As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.

COUTO, Renato Camargos et al. Infecção hospitalar e outras complicações não-infecciosas da doença: epidemiologia, controle e tratamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

SILVA, Maria Júlia Paes da. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2011 e 2005.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

WAITZBERG, Dan Linetzky. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2001.

WILKEN, Paulo Roberto Coelho; BERMUDEZ, Jorge. A farmácia no hospital: como avaliar?. Rio de Janeiro: Ágora da Ilha, 1999.

Resolução n° 01, de 30 de maio de 2012 – Conselho Nacional de Educação, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, que dispõe especificamente sobre a “Educação Ambiental”.

Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, a qual altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira e Indígena”.