Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

40-971– CUIDADO FARMACÊUTICO II

Nº DE CRÉDITOS: 04

CARGA HORÁRIA: (T 30 P30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Avaliação e manejo da farmacoterapia em grupos especiais e em doenças crônicas e agudas, com base no raciocínio clínico considerando necessidade, efetividade, segurança, comodidade e acesso do paciente. Interpretação de exames clínicos.

 

OBJETIVO GERAL

Promover o conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a avaliação e manejo da farmacoterapia, com base no raciocínio clínico, fornecendo ferramentas para atuação em equipes multidisciplinares de atenção em saúde.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico, solicitação e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, investigação de riscos relacionados à segurança do paciente e identificação de situação de alerta para o encaminhamento a outros profissionais para pacientes com as seguintes condições clínicas:

- Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS);

- Asma Crônica e crises agudas da doença;

- Obesidade;

- Dislipidemia;

- Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

- Diabetes mellitus tipo 2

- Diabetes mellitus tipo1

- Epilepsia

- Osteoporose

- Osteopenia

- Gota e hiperuricemia;

Cuidado farmacêutico a grupos especiais de pacientes: pacientes pediátricos, gestantes e lactantes e pacientes geriátricos;

Cuidado farmacêutico em hepatopatias e nefropatias, em processos inflamatórios e infecciosos;

Cuidado farmacêutico em pacientes com anemia e distúrbios da coagulação.

 Avaliação e resolução de casos clínicos.

Promoção de ações extensionistas dentro do contexto do cuidado farmacêutico

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

HARDMAN, Joel G; LIMBIRD, Lee E. (Coord.). Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 10. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1996 e 2003.

MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2010 e 2011. WAITZBERG, Dan Linetzky. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

BRASIL. Ministério da Saúde. Relação nacional de medicamentos essenciais (Rename). 7. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007 e 2010.

FONSECA, Almir L. Interações medicamentosas. 3. ed. Rio de Janeiro: Epub, 2001.

HENRY, John Bernard. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. 19. ed. São Paulo: Manole, 1999.

USP 25-NF 20. Rockville: United States Pharmacopeial Convention, 2002. USP DI 2001. 21. ed. Englewood: Micromedex, 2001.