Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

40-967 – CUIDADO FARMACÊUTICO I

Nº DE CRÉDITOS: 04

CARGA HORÁRIA: (T 30 - P 30)

SEMESTRE DO CURSO: 6º

 

EMENTA

Semiologia farmacêutica, serviços farmacêuticos, comunicação farmacêutica, busca de informações baseadas em evidências. Promoção do uso racional de medicamentos.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para o processo semiológico e raciocínio clínico, elaboração e execução do plano de cuidado, bem como outras intervenções relativas ao cuidado em saúde.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Aspectos conceituais e históricos da farmácia clínica e do cuidado farmacêutico;

Legislação e prática clínica farmacêutica.

Semiologia farmacêutica: etapas do processo semiológico e raciocínio clínico (acolhida da demanda, verificação das necessidades e verificação de parâmetros clínicos, situação de alerta para encaminhamento a outros profissionais)

Problemas relacionados aos medicamentos (PRMs) e resultados negativos associados à medicação (RNM): classificação, fatores relacionados aos PRMs e PRMs mais comuns que desencadeiam RNM.

Rastreamento em saúde, educação em saúde, manejo de problemas de saúde autolimitadas, monitorização terapêutica de medicamentos, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia, gestão da condição de saúde

Metodologias de segmentos farmacoterapêutico: Dáder, SOAP, PWTD, TOM e caderno de cuidados farmacêuticos.

Fontes de informação e saúde baseada em evidências: conceitos, tipos de fontes de informação, ferramentas e base de dados científicos.

Comunicação farmacêutica: definição e elementos do processo de comunicação, tipos de comunicação, recursos envolvidos no processo de comunicação, comunicação interprofissional

Avaliação e resolução de casos clínicos

Promoção de ações extensionistas dentro do contexto do cuidado farmacêutico

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

FUCHS, Flávio Danni; WANNMACHER, Lenita (Coord.). Farmacologia clínica: fundamentos da terapêutica racional. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

GOMES, Maria José Vasconcelos de Magalhães; REIS, Adriano Max Moreira. Ciências farmacêuticas: uma abordagem em farmácia hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2001.

CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicofármacos: consulta rápida. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

HANSTEN, Philip D. Associação de medicamentos: efeitos terapêuticos e repercussão sobre os valores de laboratório. Rio de Janeiro: Atheneu, 1989.

MORETTO, Lauro D. (Coord.). Boas práticas de fabricação. São Paulo: Sindusfarma, 2001. PINTO, Terezinha de Jesus Andreoli; KANEKO, Telma Mary; PINTO, Antonio F. Controle biológico de qualidade de produtos farmacêuticos, correlatos e cosméticos. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.

SANTOS, Jaldo de Souza (Coord.). Como montar uma Farmácia Comunitária: enfoque na Assistência Farmacêutica. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2001.

STORPIRTIS, Sílvia (Et al.). Farmácia clínica e atenção farmacêutica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.