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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

40-701 - PARASITOLOGIA CLÍNICA

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 04

CARGA HORÁRIA: (T 30 - P 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Relação parasito-hospedeiro. Estudo da patogenia, diagnóstico, epidemiologia, profilaxia e tratamento das helmintoses e protozooses humanas. Diagnóstico laboratorial das parasitoses humanas. Entomologia médica.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidades e atitudes para que o acadêmico seja capaz de executar e interpretar exames parasitológicos de acordo com as boas práticas em laboratório, além de promover educação em saúde.

 

CONTEÚDO CURRICULARES

Introdução à Parasitologia humana: conceitos básicos, ação dos parasitos sobre o hospedeiro, regras de nomenclatura e classificação dos parasitos humanos.

Helmintologia: posição sistemática, morfologia, ciclo biológico, epidemiologia, formas de transmissão, patogenia, diagnóstico, profilaxia e tratamento das helmintoses humanas.

Classe Nematoda: enterobíase; trichuríase; ascaridíase; estrongiloidíase; ancilostomíase; síndrome da larva migrans visceral e cutânea; filariose linfática; oncocercose.

Classe Cestoda: teníase e cisticercose; equinococose; imenolepíase.

Classe Trematoda: esquistossomose; fasciolose.

Protozoologia: posição sistemática, morfologia, ciclo biológico, epidemiologia, formas de transmissão, patogenia, diagnóstico, profilaxia e tratamento das protozooses humanas; giardíase; balantidíase; tricomoníase; amebíase; toxoplasmose; leishmaniose cutânea, mucocutânea e visceral; doença de Chagas; malária.

Entomologia médica: estudo dos principais insetos vetores de parasitoses humanas. Pesquisa de sangue oculto nas fezes e pesquisa de leucócitos fecais.

Promover educação em saúde através de ações extensionistas no área da parasitologia

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem as habilidades e competências dos acadêmicos no contexto profissional.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. 8. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005 e 2010.

MORAES, Ruy Gomes de; LEITE, Ignacio da Costa; GOULART, Enio Garcia. Moraes, parasitologia & micologia humana. 5. ed.,. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2000 e 2008.

NEVES, David Pereira. Parasitologia humana. 12. ed. São Paulo: Atheneu, 2001, 2005 e 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

CIMERMAN, Benjamin; CIMERMAN, Sérgio. Parasitologia humana: e seus fundamentos gerais. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2001.

CIMERMAN, Benjamin; FRANCO, Marco Antonio. Atlas de parasitologia: artrópodes, protozoários e helmintos. São Paulo: Atheneu, 2009.

DE CARLI, Geraldo Attilio. Parasitologia clínica: seleção de métodos e técnicas de laboratório para o diagnóstico das parasitoses humanas. São Paulo: Atheneu, 2001.

FERREIRA, António; ÁVILA, Sandra do Lago Moraes de (Coord.). Diagnóstico laboratorial: avaliação de métodos de diagnóstico das principais doenças infecciosas e parasitárias e auto- imunes - correlação clínico-laboratorial. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

LEVENTHAL, Ruth; CHEADLE, Russell F; HOFFMAN, Elliot (Ilust.). Parasitologia médica: texto e atlas. 4. ed. São Paulo: Premier, 2000.

TAVARES, Walter; MARINHO, Luiz Alberto Carneiro (Edit.). Rotinas de diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias. São Paulo: Atheneu, 2005.