Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Controle de Qualidade de Medicamentos I

Código: 40-688

Carga Horária: 60 (T 30 - P 30)

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Importância e aspectos legais do controle de qualidade; Amostragem; Validação de metodologias analíticas; Controle de qualidade físico-químico, microbiológico e biológico de matérias-primas farmacêuticas, formas  farmacêuticas líquidas, semissólidas e sólidas. Estabilidade de medicamentos.

 

2 OBJETIVOS

Compreender os princípios gerais e a dinâmica do controle físico-químico, biológico e microbiológico da qualidade de produtos farmacêuticos.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução ao Controle de Qualidade: Importância e aspectos legais do controle de qualidade; emissão de laudos;

Técnicas de amostragem aplicadas ao controle de qualidade.

Ensaios de identificação, pureza e potência de insumos farmacêuticos: métodos clássicos (volumétricos e  gravimétricos) e instrumentais (espectrofotométricos, eletroanalíticos e cromatográficos).

Validação de metodologias analíticas.

Controle de qualidade físico-químico de matérias-primas farmacêuticas, formas farmacêuticas líquidas, semissólidas e sólidas.

Estabilidade de medicamentos: cinética de degradação, determinação do prazo de validade, testes de estabilidade.

Controle de qualidade microbiológico de matérias-primas farmacêuticas, formas farmacêuticas líquidas, semissólidas e sólidas.

Controle de qualidade biológico de matérias-primas farmacêuticas, formas farmacêuticas líquidas, semissólidas e sólidas.

 

4 METODOLOGIA

Serão ministradas aulas expositivas, dialogadas e práticas onde o professor terá o papel de mediador do processo de construção do conhecimento utilizando instrumentos como leituras, seminários em grupo e estudos dirigidos.

5 AVALIAÇÃO

Serão realizados processos avaliativos levando em consideração o crescimento/construção/reconstrução do  conhecimento do aluno ao longo da disciplina, por meio de diferentes instrumentos baseados em atividades  escritas, orais, participação e desenvolvimento de seminários e estudos dirigidos.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Ministério da Saúde. COMISSÃO PERMANENTE DE REVISÃO DA FARMACOPÉIA BRASILEIRA. Farmacopéia brasileira: parte I e II . 4. ed. São Paulo: Atheneu, 1988.

PINTO, Terezinha de Jesus Andreoli; KANEKO, Telma Mary; OHARA, Mitsuko Taba. Controle biológico de qualidade de produtos farmacêuticos, correlatos e cosméticos. São Paulo: Atheneu, 2000 e 2010.

GIL, E. S. (Org.). Controle físico-químico de qualidade de medicamentos. 3. ed., rev. São Paulo: Pharmabooks, 2011.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRITISH Pharmacopoeia. Londres: The Stationery Office, 2002.

COLLINS, Carol H; BRAGA, Gilberto Leite; BONATO, Pierina Sueli (Org.). Fundamentos de cromatografia. Campinas: Unicamp, 2006 e 2007

USP 24-NF 19. Philadelphia: United States Pharmacopeial Convention, 2000.

GIL, E. S.; BRANDÃO, André Luiz Alves. Excipientes: suas aplicações e controle físico - químico. 2. ed. São Paulo: Pharmabooks, 2007.

USP 25-NF 20. Rockville: United States Pharmacopeial Convention, 2002.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas