Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Farmacologia II

Código: 40-672

Carga Horária: 90h (T 60 - P 30)

Número de Créditos: 06

 

1 EMENTA

Fármacos que modificam a atividade do sistema nervoso central; Fármacos que agem no sistema cardiovascular;  Hormônios Femininos e Masculinos; Farmacologia do Trato Gastrointestinal; Insulina e Hipoglicemiantes.

 

2 OBJETIVOS

Conhecer os mecanismos envolvidos na ação de fármacos e os processos e farmacodinâmicos 137 associados ao seu emprego terapêutico.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Fármacos que modificam a atividade do sistema nervoso central: Estrutura e regulação das sinapses no SNC (papel dos receptores e neurotransmissores, peptídeos e neuromoduladores) (fisiopatologia, mecanismo de  ação, reações adversas, uso terapêutico);

Ansiolíticos; Anestésicos gerais e locais; Anticonvulsivantes.

Estabilizadores do Humor e Antidepressivos; Analgésicos opioides; Farmacoterapia de doenças  neurodegenerativas (mecanismos de morte neuronal, fisiopatologia do Mal de Parkinson, Alzheimer e Doença de Huntington).

Farmacologia do Sistema Cardiovascular (fisiopatologia, mecanismo de ação, reações adversas, uso terapêutico):  Cardiotônicos; Antiarrítmicos; Anti-hipertensivos;

Fármacos Vasoativos e Antianginosos.

Hormônios Femininos e Masculinos (fisiopatologia, mecanismo de ação, reações adversas, uso terapêutico). Farmacologia do Trato Gastrointestinal (fisiopatologia, mecanismo de ação, reações adversas, uso terapêutico): Antiulcerosos e reguladores da motilidade gastrintestinal. Insulina e Hipoglicemiantes (fisiopatologia, mecanismo de ação, reações adversas, uso terapêutico).

 

4 METODOLOGIA

Serão ministradas aulas expositivas, dialogadas e práticas onde o professor terá o papel de mediador do processo de construção do conhecimento  utilizando instrumentos como leituras, seminários em grupo e estudos dirigidos.

5 AVALIAÇÃO:

Serão realizados processos avaliativos levando em consideração o crescimento/construção/reconstrução do aluno ao longo da disciplina, por meio de diferentes instrumentos baseados em atividades escritas, orais, participação e  desenvolvimento de seminários e estudos dirigidos.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HARDMAN, Joel G; LIMBIRD, Lee E. (Coord.). Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 9 e 10. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1996 e 2003

RANG, H. P. et al. Rang & Dale farmacologia. 6 e 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008, 2011 e 2012.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 6 e 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002 e 2010.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DELUCIA, Roberto (Coord.). Farmacologia integrada. 3 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007.

FONSECA, Almir L. Interações medicamentosas.3 ed. Rio de Janeiro: EPUB, 2001.

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

KOROLKOVAS, Andrejus; FRANÇA, Francisco Faustino de Albuquerque Carneiro de. Dicionário terapêutico Guanabara: edição 2003-2004. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2003

OGA, Seizi; CAMARGO, Márcia Maria de Almeida; BATISTUZZO, José Antonio de Oliveira. Fundamentos de toxicologia. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

TOZER, Thomas N.; ROWLAND, Malcolm. Introdução à farmacocinética e à farmacodinâmica: as bases quantitativas da terapia farmacológica. Porto Alegre: Artmed, 2009.

 

 

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