Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Assistência Farmacêutica

Código: 40-666

Carga Horária: (T 30)

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Introdução conceitual. Políticas Públicas de Medicamentos. Ciclo da assistência farmacêutica. Componentes da  Assistência Farmacêutica. Farmacoeconomia aplicada à assistência farmacêutica. Sistemas de Informação em AssistênciaFarmacêutica e Farmacovigilância.

 

2 OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno conhecimento, metodologia e instrumentos para a gestão e gerenciamento da assistência  farmacêutica no âmbito do sistema público de saúde, tendo o medicamento como insumo essencial, visando o  acesso e uso racional como elementos de transformação da realidade social.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução conceitual: assistência farmacêutica, atenção farmacêutica, acesso e uso racional de medicamentos.

Contexto histórico e atual das políticas públicas de medicamentos mundial e no Brasil.

Ciclo da assistência farmacêutica: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição e dispensação de medicamentos e correlatos.

Componentes da Assistência Farmacêutica: básico, estratégico, especializado e excepcionais.

Farmacoeconomia aplicada ao ciclo da assistência farmacêutica: gestão, controle e avaliação dos componentes (Diretrizes Terapêuticas, Financiamento e Compra).

Acesso a medicamentos e serviços de saúde.

Sistemas de Informação em Assistência Farmacêutica e Farmacovigilância.

 

4 METODOLOGIA

Serão ministradas aulas expositivas e dialogadas onde o professor terá o papel de mediador do processo de construção do conhecimento utilizando instrumentos como leituras, seminários em grupo e estudos dirigidos, aplicando a legislação atual da assistência farmacêutica no Brasil.

5 AVALIAÇÃO

Serão realizados processos avaliativos levando em consideração o crescimento/construção/reconstrução do aluno ao longo da disciplina, por meio de diferentes instrumentos baseados em atividades escritas, orais, participação e desenvolvimento de seminários e estudos dirigidos.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. A organização jurídica da profissão farmacêutica. 3. ed.; rev. e atual. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2001.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO RIO GRANDE DO SUL. Manual do farmacêutico: código de ética. Porto Alegre: CRFRS,2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Brasil). Assistência farmacêutica no SUS. Brasília: Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, 2007. (Progestores. Para Entender a Gestão do SUS 7)

SANTOS, Jaldo de Souza (Coord.). Como montar uma Farmácia Comunitária: enfoque na Assistência Farmacêutica. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2001.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARTOLO, Alice Teixeira; CUNHA, Bruno Carlos de Almeida. Assistência Farmacêutica: Lei 5991/73 - Anotada e Comentada. São Paulo: Atheneu, EDUSP, 1989.

BERMUDEZ, Jorge et al. O acordo trips da OMC e a proteção patentária no Brasil: mudanças recentes e implicações para a produção local e o acesso da população aos medicamentos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000.

DURAND, Guy. A bioética: natureza, princípios, objetivos. São Paulo: Paulus, 1995. 102 p.

(Nova Coleção Ética)

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO RIO GRANDE DO SUL. Medicamentos genéricos. 2. ed. , rev. e atual. Porto Alegre: CRFRS, 2000.

ZUBIOLI, Arnaldo. Profissão: farmacêutico: E agora?. Curitiba: Lovise, 1992.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Brasil). Assistência farmacêutica no SUS. Brasília: Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, 2007. (Progestores. Para Entender a Gestão do SUS 7)

 

 

Notícias do Curso

Ver todas