Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Trabalho de Graduação II

Código: 40-508

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

  

1 EMENTA

Apresentação do trabalho de graduação a uma banca examinadora.

 

2 OBJETIVOS

Executar o projeto de pesquisa do trabalho de graduação do curso elaborado na disciplina de Trabalho de Graduação I, de acordo com o tema escolhido pelo aluno na forma monográfico e/ou forma de manuscrito e/ou artigo científico, sob a orientação de professor orientador do curso de Farmácia.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Normas de trabalho monográfico e normas de artigo em publicação periódica científica.

Elementos pré-textuais: capa, folha de rosto, folhade aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, lista de ilustrações e abreviaturas, resumo, abstract e sumário.

Elementos textuais: introdução e/ou justificativa, referencial teórico, objetivos, material e métodos, resultados, discussão, conclusão, referências bibliográficas.

Elementos pós-textuais: anexos e apêndices.

Estrutura da apresentação final do manuscrito e/ou artigo científico conforme Regulamento das Disciplinas de Trabalho de Graduação I e II e a apresentação desse em conformidade com as normas do periódico científico indexado.

 

4 METODOLOGIA

Deverá ser elaborado um Trabalho de Graduação (TG) do tipo monográfico e/ou manuscrito e/ou artigo científico conforme normas técnicas de publicação e apresentado em sua versão final conforme o Regulamento das Disciplinas de Trabalho de Graduação I e II, podendo ser da URI ou da revista científica indexada. O TG deverá ser orientado por um professor do curso dentro das linhas de pesquisa do departamento.

5 AVALIAÇÃO

Conforme o regulamento das disciplinas de Trabalho de Graduação I e II, a avaliação do Trabalho de Graduação será efetuada pela Banca Examinadora. A Banca Examinadora será responsável pela avaliação do conteúdo do Trabalho de Graduação. A avaliação do conteúdo do trabalho monográfico e/ou artigo científico é baseado nos seguintes aspectos:

 abrangência e grau de profundidade do conteúdodo texto;

 caráter analítico do texto;

 desenvolvimento lógico do texto;

 estrutura e consistência do estudo.

A Banca Examinadora do Trabalho de Graduação será constituída pelo Professor Orientador e por dois  avaliadores indicados pelo professor orientador com a anuência do professor responsável pela disciplina. As  Bancas Examinadoras serão presididas pelo Professor Orientador. O conceito final do aluno será atribuído pela média aritmética das notas resultantes dos Apêndices B e C (constantes no regulamento das disciplinas de Trabalho de Graduação I e II), emitidos pelo Professor Orientador e pelos dois avaliadores. A defesa oral do Trabalho de Graduação será obrigatória e deverá ser realizada em solenidade pública, perante Banca Examinadora constituída especificamente para esse fim. Será considerado aprovado o acadêmico que, após cumprir todos os quesitos exigidos, obtiver na avaliação final, nota cinco.

Após a apresentação do Trabalho de Graduação, o acadêmico disporá do prazo de sete dias para a entrega da versão definitiva da mesma, efetuando as correções sugeridas pela Banca Examinadora. A versão definitiva do Trabalho de Graduação será encaminhada à Coordenação de Curso de Farmácia da URI, ficando a critério de cada  Câmpus a forma de entrega do mesmo (encadernado com capa dura e lombada e/ou PDF).

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003 e 2010.

ANSEL, Howard C.; POPOVICH, Nicholas G; ALLEN, Loyd V. Farmacotécnica: formas farmacêuticas & sistemas de liberação de fármacos. 6. ed. São Paulo: Premier, 2000.

GENNARO, Alfonso R. Remington: the science and practice of pharmacy. 20 ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2000.

  

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Saúde. COMISSÃO PERMANENTE DE REVISÃO DA FARMACOPÉIA BRASILEIRA. Farmacopéia brasileira: parte I e II . 4. ed. São Paulo: Atheneu, 1988.

FERREIRA, António; ÁVILA, Sandra do Lago Moraes de (Coord.). Diagnóstico laboratorial: avaliação de métodos de diagnóstico das principais doenças infecciosas e parasitárias e autoimunes - correlação clínico-laboratorial. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

MOTTA, Valter T. Bioquímica clínica para o laboratório: princípios e interpretações. 5. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2009.

RANG, H. P. et al. Rang & Dale farmacologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

 

Notícias do Curso

Ver todas