Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Trabalho de Graduação I

Código: 40-507

Carga Horária: (Teórica: 30h)

Número de Créditos: 03

 

1 EMENTA

Elaboração do projeto do trabalho de graduação, tendo como base os conhecimentos construídos durante o curso e complementados com a investigação no decorrer do trabalho.

 

2 OBJETIVOS

Preparar o aluno para elaboração de projetos de pesquisa sobre conhecimentos construídos durante o Curso de Farmácia.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Conceito de Monografia.

Estrutura do projeto de pesquisa.

Elementos pré-textuais: capa, folha de rosto; resumo e sumário.

Elementos textuais: introdução e/ou justificativa, revisão bibliográfica, objetivos, material e métodos, orçamento; cronograma e referências bibliográficas.

Elementos pós-textuais: anexos e apêndices.

 

4 METODOLOGIA

Durante o semestre, o aluno vai desenvolver o projeto de pesquisa com a orientação do professor da disciplina, acompanhado de um professor orientador do curso, indicado pelo acadêmico, da área de conhecimento do assunto escolhido por esse.

5 AVALIAÇÃO

Conforme o Regulamento das Disciplinas de Trabalho de Graduação I e II, a avaliação da disciplina de Trabalho de Graduação I será realizada por uma banca presidida pelo professor orientador, a qual avaliará o Projeto de Trabalho de Graduação elaborado no decorrer do 8º semestre, na disciplina de Trabalho de Graduação I.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Makron Books, 2012

HARDMAN, Joel G; LIMBIRD, Lee E. (Coord.). Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 10. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2003 e 1996.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARREIRO, Eliezer J.; FRAGA, Carlos Alberto Manssour. Química medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BECKER, Fernando; FARINA, Sérgio; SCHEID, Urbano. Apresentação de trabalhos escolares. 18. ed. Porto Alegre: Multilivro, 1997.

GRIGOLLI, Ana A. Gomes. Metodologia do trabalho científico e recursos informacionais na área da saúde. São Paulo: Santos, 2008.

GALLIANO, A. Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1979.

LUCKESI, Cipriano. Fazer universidade: uma proposta metodológica . 10. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

 

Notícias do Curso

Ver todas