Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

40-285 - FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 04

CARGA HORÁRIA: (T 30 - P 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Histórico da homeopatia. Fundamentos homeopáticos. Processo saúde-doença. Diáteses e biotipologia. Agravações homeopáticas. Avaliação de prescrições. Teoria das dinamizações. Formas farmacêuticas fundamentais e derivadas de uso interno e externo. Controle de qualidade de insumos e produtos homeopáticos. Legislação homeopática.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimentos, habilidades e atitudes para a preparação de medicamentos homeopáticos, considerando as etapas de produção, acondicionamento e embalagem, controle de qualidade e dispensação, além de conhecer a legislação vigente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

História, princípios e fundamentos da homeopatia.

Concepção homeopática do processo saúde/doença, energia vital, supressões, lei de Hering; constituição do terreno homeopático, com ênfase nas diáteses e na biotipologia; famílias de medicamentos homeopáticos.

Farmacologia homeopática.

Receituário homeopático: receita, método plus, agravações homeopáticas.

Medicamento homeopático: origem, veículos e excipientes, regras de nomenclatura, sinonímias, abreviaturas, categorias de medicamentos, placebos, homeoduto, rotulagem e embalagem.

Formas farmacêuticas homeopáticas fundamentais (tinturas-mãe, soluções-mãe e triturações básicas).

Escalas homeopáticas e métodos de preparação das formas farmacêuticas derivadas de uso interno e externo (líquidas, semissólidas e sólidas).

Bioterápicos.

Procedimentos de qualidade em farmácia homeopática. Farmácia homeopática e Atenção farmacêutica homeopática. Legislação para farmácia homeopática.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

BRASIL. Ministério da Saúde. Farmacopéia homeopática brasileira. 2. ed. São Paulo: Atheneu, [1997].

BRASIL. Ministério da Saúde. Farmacopéia brasileira: parte II. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2000. FONTES, Olney Leite. Farmácia homeopática: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

DUARTE, Dorivaldo. Compêndio terapêutico homeopático: medicação dinâmica. São Paulo: Santos, 1998.

HAHNEMANN, Samuel. Organon da arte de curar. 6. ed. São Paulo: Robe, 2001.

LE PENVEN, Yves. Dicionário dos sinais e sintomas em homeopatia e dos remédios correspondentes. São Paulo: Andrei, 1993.

MICHAUD, J. Ensino superior de homeopatia. São Paulo: Andrei, 1999.

SOARES, Antonius Alexandre Dorta. Farmácia homeopática. São Paulo: Andrei, 1997.