Plano de Ensino

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

40-216 - NUTRIÇÃO CLÍNICA

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 04

CARGA HORÁRIA: (T 30 - P 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Nutrição clínica: necessidades e recomendações de nutrientes nas diferentes fases da vida. Cuidado nutricional: planejamento dietético, interações entre fármacos e nutrientes, nutrição enteral, nutrição parenteral, avaliação nutricional. Terapia clínica nutricional: dietas progressivas hospitalares, dietas modificadas quanto aos componentes. Dietoterapia aplicada às principais patologias.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimentos, habilidade e atitudes para que os acadêmicos sejam capazes de compreender as necessidades nutricionais nas diferentes faixas etárias, reconhecer as principais dietas hospitalares e identificar as principais interações que podem ocorrer entre os fármacos e os nutrientes.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Nutrição clínica: necessidades e recomendações nutricionais, energia, carboidratos, fibras, proteínas, lipídios, água, vitaminas e minerais.

Cuidado nutricional: planejamento dietético, avaliação dietética e clínica, dados laboratoriais na avaliação nutricional, interações entre fármacos e nutrientes, processo de cuidado nutricional, suporte nutricional enteral e parenteral.

Terapia clínica nutricional: terapia clínica nutricional para distúrbios do trato gastrintestinal, nas doenças do fígado, sistema biliar, pâncreas exócrino, no estresse metabólico, sepse, trauma, queimadura e cirurgia.

Terapia clínica nutricional no diabetes mellitus, na anemia, na insuficiência cardíaca, na doença pulmonar, nos distúrbios renais, nas doenças neoplásicas, na síndrome da imunodeficiência adquirida.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

CUPPARI, Lilian (Coord.). Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. ed. Barueri: Manole, 2005.

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 9. ed. São Paulo: Roca, 1998, 2005 e 2010.

WAITZBERG, Dan Linetzky. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

ANCONA LOPEZ, Fábio; BRASIL, Anne Lise Dias. Nutrição e dietética em clínica pediátrica.

São Paulo: Atheneu, 2004.

SLYWITCH, Eric. Alimentação sem carne: guia prático: o primeiro livro brasileiro que ensina como montar sua dieta vegetariana. 2. ed. São Paulo: Alaúde, 2010.

TADDEI, José Augusto de A. C. (Coord.). Nutrição em saúde pública. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

TEIXEIRA NETO, Faustino. Nutrição clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. VASCONCELOS, Maria Josemere de Oliveira Borba (Org.). Nutrição clínica: obstetrícia e pediatria. Rio de Janeiro: Medbook, 2011.