Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: INTRODUÇÃO ÉTICA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA

Código: 40-1445

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h)

Créditos: 02

 

Ementa

Estudo do surgimento da profissão farmacêutica, buscando o entendimento da legislação vigente com ênfase para ética e responsabilidade nos diferentes campos de atuação.

 

Objetivos

  • Conhecer a história da Farmácia e da saúde com a finalidade de entender a atual conjuntura da Farmácia, bem como compreender a estrutura do curso de farmácia, os objetivos e organização do mesmo;
  • Identificar os campos de atuação do profissional farmacêutico e compreender suas especificidades e sua função em cada demanda, analisando o papel do farmacêutico como profissional da área de saúde;
  • Buscar compreender as bases deontológicas da profissão, a função social do farmacêutico, compreendendo a importância da ética no desenvolvimento da profissão Farmacêutica.

 

Habilidades

  • Conhecer a história do Curso de Farmácia, e o papel do farmacêutico no processo de fabricação e manuseio de medicamentos bem como, as atribuições legais que a profissão Farmacêutica assume na atualidade, fazendo uma relação direta entre o passado e o presento da profissão.
  • Discutir a Profissão Farmacêutica e suas áreas de atuação, elaborando roteiros que identifiquem a participação do farmacêutico em cada campo, bem como na equipe multiprofissional de saúde.
  • Identificar as características do profissional farmacêutico nos diferentes campos de atuação;
  • Saber onde buscar as legislações e orientações sobre a profissão, bem como conhecer o conselho de classe que a representa, identificando as implicações legais frente as autoridades sanitárias e profissionais;
  • Analisar de forma crítica o papel das Ciências Farmacêuticas enquanto uma Ciência da Saúde e como o profissional farmacêutico tem um papel social na sociedade, compreendendo a evolução social e suas implicações com os usuários de medicamentos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, bem como autonomia para tomada de decisões.

 

Conteúdos curriculares

UNIDADE DE ENSINO 1: ORIGEM E HISTÓRIA DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA E ESTRUTURA DO CURSO DE FARMÁCIA

1.1 A história da Farmácia no mundo

1.2 A Farmácia no Brasil

1.3 O curso de Farmácia;

1.3 A Farmácia: comércio x saúde

1.4 Perspectivas da profissão Farmacêutica

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 2: A PROFISSÃO FARMACÊUTICA

2.1 Campo de atuação, perfil do profissional, mercado de trabalho, noções do código de ética);

2.2 Tipos de estabelecimentos Farmacêuticos CFF e CRF – conceito, ingresso, como se registrar;

2.3 Entidades atuantes da classe farmacêutica: Associação e Sindicato;

2.4 O código de ética da profissão farmacêutica;

2.5 Habilidades e atitudes do farmacêutico como profissional atuante em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade;

2.6 Atenção Farmacêutica: princípios e filosofia.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 3: ATUAÇÃO FARMACÊUTICA

    1. Indústria de Medicamentos: Funções do farmacêutico na Indústria de Medicamentos. Indústria de Cosméticos: Funções do farmacêutico na Indústria de Cosméticos. Laboratório de Análises Clínicas: Funções do farmacêutico no Laboratório de Análises Clínicas. Demais áreas de atuação do Farmacêutico;
    2. Visitas técnicas na Farmácia Escola, Laboratório Escola, e outros locais onde o farmacêutico pode atuar (alimentos, saúde pública...);

3.3 Pesquisa farmacêutica;

3.4 Possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias:

  • Os assuntos propostos serão apresentados como aula expositiva, leitura e discussão de textos selecionados para interpretação e discussão;
  • Elaboração de texto pelos alunos, analisando criticamente o comércio farmacêutico, através do conhecimento prévio do assunto e de leituras recomendadas;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • Através de seminários, cujo tema é de interesse atual, trabalha-se em subtemas por vários grupos de trabalho ao longo de todo semestre, buscando interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

Prova escrita (questões objetivas e discursivas), seminários, trabalho individual e em grupo e debates, sendo que o conjunto dessas avaliações terá peso 8,0 e os Trabalhos Discente Efetivo (TDE) terá peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

FONSECA, Almir L. (Dir.). Dicionário de especialidades farmacêuticas. 41. ed. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 2012, 2010, 2009 e 2007.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO RIO GRANDE DO SUL. Manual do farmacêutico:

código de ética. Porto Alegre: CRFRS, 2009.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002 e 2010.

 

Bibliografia Complementar

BÉNICHOU, Christian (Et al.). Guia prático de farmacovigilância: detectar e prevenir os efeitos indesejáveis dos medicamentos . 2. ed. São Paulo: Andrei, 1999.

BONFIM, José Ruben de Alcântara; MERCUCCI, Vera Lucia (Org.). A construção da política de medicamentos. São Paulo: Hucitec, Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos, 1997. SANTOS, Jaldo de Souza (Coord.). Como montar uma Farmácia Comunitária: enfoque na Assistência Farmacêutica. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2001.

GENNARO, Alfonso R. Remington: the science and practice of pharmacy . 20 ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2000.

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010 e 2003.