Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Introdução à Farmácia

Código: 40-101

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

A origem e a história da profissão farmacêutica. Estrutura curricular do curso de Farmácia. Características e atribuições profissionais do Farmacêutico. Ética, legislação e função social do farmacêutico. Entidades de classe. Experiências de  profissionais farmacêuticos de diferentes áreas.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Conhecer a história e as atribuições da profissão farmacêutica e a estrutura do Curso de Farmácia, bem como, ter uma visão geral das atribuições do farmacêutico nas diversas áreas de atuação do profissional.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- A origem e a história da profissão farmacêutica.

- Estrutura curricular do curso de Farmácia, importância das disciplinas básicas na educação farmacêutica, a formação profissionalizante.

- Requisitos legais para exercer a profissão.

- Realidade do profissional Farmacêutico na contemporaneidade: o que é ser Farmacêutico; características e  atribuições do profissional farmacêutico nas diferentes áreas de atuação, âmbito do profissional Farmacêutico.

- Funções e organização do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Farmácias; organizações da classe farmacêutica, lei nº 3.820 de 1960.

- O código de ética da profissão farmacêutica.

- Entidades atuantes da classe farmacêutica: Associação e Sindicato.

- Política atual de medicamentos no Brasil: medicamentos referência, genéricos e similares.

- Princípios básicos da dispensação farmacêutica e automedicação.

- Organização geral dos estabelecimentos de atuação do profissional Farmacêutico.

 

4 METODOLOGIA

Desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo, aulas expositivas, palestras com docentes e ou profissionais farmacêuticos das diferentes áreas de atuação.

5 AVALIAÇÃO

Será realizada através relatórios, participação nas atividades propostas pela disciplina, apresentação de trabalhos, análise e comentário de artigos de revistas da área farmacêutica e participação nas discussões dos temas propostos em aula.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FONSECA, Almir L. (Dir.). Dicionário de especialidades farmacêuticas. 41. ed. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 2012, 2010, 2009 e 2007.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO RIO GRANDE DO SUL. Manual do farmacêutico: código de ética. Porto Alegre: CRFRS, 2009.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002 e 2010.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BÉNICHOU, Christian (Et al.). Guia prático de farmacovigilância: detectar e prevenir os efeitos indesejáveis dos medicamentos. 2. ed. São Paulo: Andrei, 1999.

BONFIM, José Ruben de Alcântara; MERCUCCI, Vera Lucia (Org.). A construção da política de medicamentos. São Paulo: Hucitec, Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos, 1997.

SANTOS, Jaldo de Souza (Coord.). Como montar uma Farmácia Comunitária: enfoque na Assistência Farmacêutica. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2001.

GENNARO, Alfonso R. Remington: the science and practice of pharmacy. 20 ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2000.

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010 e 2003.

 

Notícias do Curso

Ver todas