Área do Conhecimento de Ciências Biológicas Componente Curricular: ANATOMIA MORFOFUNCIONAL Código: 20-817 Carga Horária: 80 horas (Teórica: 30 horas) (Prática: 30 horas) (TDE: 20 horas) Créditos: 04
Ementa Estudo das generalidades anatômicas, dos aspectos morfológicos e funcionais dos sistemas constituintes do corpo humano.
Objetivos
Habilidades
Conteúdos Curriculares UNIDADE DE ENSINO 01 – Generalidades e Anatomia do Aparelho Locomotor Generalidades anatômicas como conceitos e divisão anatômica, planos de delimitação e de secção, eixos, termos de posição e direção, termos regionais, eixos dos movimentos dos segmentos corporais Anatomia dos sistemas esquelético, articular e muscular Atividades práticas: Aula prática sobre Aparelho Locomotor. TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – Anatomia dos Sistemas Esplâncnicos Anatomia do sistema cardiovascular Anatomia do sistema respiratório Anatomia do sistema linfático Anatomia do sistema digestório Anatomia do Sistema Urinário Anatomia do Sistema Genital Masculino Anatomia do Sistema Genital Feminino Atividades práticas: Aula prática sobre os sistemas esplâncnicos. TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – Sistema Nervoso e Estesiologia Anatomia do sistema nervoso (Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico) Estesiologia: visão; audição e tegumento. Atividades práticas: Aula prática sobre Sistema Nervoso e Estesiologia. TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.
Metodologia Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.
Avaliação A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.
Bibliografia Básica DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana sistêmica e segmentar: para o estudante de medicina. São Paulo: Atheneu, 1998, 2002. SOBOTTA, Johannes. Atlas de anatomia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988, 1993, 1995, 2000. TORTORA, Gerard J. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. São Paulo: Artmed, 2002, 2003, 2012.
Bibliografia Complementar CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o movimento. Barueri: Manole, 2002. DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. São Paulo: Atheneu, 2002. MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F. Anatomia orientada para a clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985, 1992, 2001, 2012. NETTER, Frank H. Atlas de anatomia humana. Porto Alegre: Artmed, 1998, 2000, 2011. WOLF-HEIDEGGER, G. Atlas de anatomia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000
|