Plano de Ensino

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

10-142 - FÍSICO-QUÍMICA

DEPARTAMENTO: Ciências Exatas e da Terra

Nº DE CRÉDITOS: 02

CARGA HORÁRIA: (T 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Termodinâmica, cinética química, fenômenos de superfície e colóides.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimentos e habilidades para reconhecer e aplicar os fundamentosfísico-químicos relacionados à área farmacêutica.

 

CONTEÚDO CURRICULARES

Nivelamento: fundamentos de cálculo (aplicado à físico-química).

Noções de termodinâmica: definições de termos específicos, primeiro princípio da termodinâmica, calor, trabalho e energia interna, definições e relações: sistema adiabático, transformação isocórica, transformação isobárica. Entalpia, transformações endotérmicas e exotérmicas, termoquímica e cálculos de calor de reação.

Segundo princípio da termodinâmica: entropia.

Terceiro princípio da termodinâmica: variação da entropia, energia livre de Gibbs, espontaneidade de reação.

Cinética química: classificação das reações segundo sua velocidade, energia de ativação, fatores que influenciam a velocidade das reações, velocidade média das reações, cálculo da velocidade, gráfico da velocidade, catalisadores, determinação da ordem da reação, cálculo e meia-vida das reações.

Misturas coloidais: diferenças entre suspensão grosseira, solução e sistema coloidal, tipos de sistema coloidal, afinidade entre disperso e o dispersante, propriedades dos sistemas coloidais, emulsões e agentes emulsificantes.

Fenômeno de superfície: tensão superficial, conceitos e definições, determinação e equação, coesão e adesão, adsorção, conceitos e definições, adsorvente e adsorvato, tipos de adsorção.

Fenômeno de superfície: adsorção, conceitos e definições, adsorvente e adsorvato, tipos de adsorção.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

ATKINS, P. W; PAULA, Julio de. Físico-química. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013 e 2014. CASTELLAN, Gilbert William. Fundamentos de físico-química. Rio de Janeiro: LTC, c1986. SARDELLA, Antônio. Curso de química. São Paulo: Ática, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

KOTZ, John C.; TREICHEL JUNIOR, Paul. Química e reações químicas. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

MACEDO, Horácio. Físico-química. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1981 MOORE, Walter John. Físico-química. São Paulo: Edgard Blücher, 1991.

NETZ, Paulo A; ORTEGA, George González. Fundamentos de físico-química: uma abordagem conceitual para as ciências farmacêuticas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SINKO, Patrick J. (Org.). Martin: físico-farmácia e ciências farmacêuticas. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.