Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: ETOLOGIA GERAL

Código: 20-565

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Introdução a etologia (estudo do comportamento animal). Padrão de ação versus comportamento aprendido. Modelos de otimização. Forrageamento. Comportamento antipredador. Orientação no tempo e no espaço. Seleção sexual. Vida em grupo. Comunicação e modelagem de sinais.

 

Objetivos

Conhecer os conceitos básicos de adaptações comportamentais para garantia da sobrevivência da espécie. Instrumentar o aluno para o estudo do comportamento animal e para a construção e análise de etogramas.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de análise e síntese; habilidade de trabalho em equipe; capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO A ETOLOGIA

- Histórico

- Métodos de estudo

 

UNIDADE 2 - PADRÃO DE AÇÃO

- Padrão de ação versus comportamento aprendido

- Tipos de aprendizagem

- Modelos de otimização

- Estratégias Evolutivamente Estáveis (EEE); teoria dos jogos

- Forrageamento

- Estratégias alimentares

- Comportamento antipredador

- Predador versus presa

 

UNIDADE 3 - ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO

- Tipos de orientação

- Migração

- Mecanismos de orientação

 

UNIDAE 4 - SELEÇÃO

- Cuidado parental

- Sistemas de acasalamento

- Vida em grupo

- Sociedade

- Dispersão

- Territorialidade

- Egoísmo versus altruísmo

- Seleção de parentesco

- Hipótese alternativa para comportamento de ajuda

 

UNIDADE 5 - COMUNICAÇÃO E MODELAGEM DE SINAIS

- Como os sinais se originaram

- Como os sinais evoluíram: ritualização

- Funções da comunicação e contato

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais, as metodologias utilizadas serão: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio interacionista (professor como mediador de atividades nas quais os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas atividades práticas, buscando principalmente o desenvolvimento de um etograma com coleta de informações em campo. Serão desenvolvidos Trabalhos Discentes Efetivos totalizando 10h.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

RUWET, J.C. Etologia: Biologia del comportamento. Barcelona: Herder, 1975.

KLEBER, D.C. e PREZOTO, F. As distintas faces do comportamento animal. Jundiaí: Sociedade Brasileira de Etologia, 2003.

TINBERGEN, N. Estudos de Etologia. Madrid: Alianza Editorial, 1990.

 

Bibliografia Complementar

DAWKINS, M.S. Explicando o comportamento animal. São Paulo: Manole, 1989.

GOODENOUGH, J.; MCGUIRE, B. e WALLACE, R. Perspectives on animal behavior. New York: John Wiley & Sons, 1993

HALLIDAY, T. Survival in the sexual strategy. Chicago: Chicago Press, 1982.

KREBS, J.R. e DAVIES, N.B. Introdução à ecologia comportamental. São Paulo: Atheneu, 1996.

LORENZ, K. Os fundamentos da Etologia. São Paulo: UNESP, 1995.

OWEN, J. Survival in the wild - feeding strategy. Chicago: Chicago Press, 1980.

 

Notícias do Curso

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