Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: BIOLOGIA E CAMPO DE TRABALHO

Código: 20-563

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Desenvolver conceitos de Desenvolvimento de Planos de negócio na área de Ciências Biológicas, busca e oferta de portfólio de trabalhos na área de ciências Biológicas, Formulação e cálculo de valores para orçamento na oferta de serviços. Avaliação de custos e planilha de gastos de conrole de execução de obras e serviços em meio Ambiente. Divulgação de serviços autônomos e portfólio de serviços prestados. Abertura e gestão de empresa na área de meio Ambiente e prstação de serviços.

 

Objetivos:

Proporcionar aos acadêmicos uma reflexão sobre a importância do reconhecimento de suas características como empreendedor na gestão de oferta de serviços e negócios na área de ciências Biológicas, possibilitando um melhor entendimento sobre seu próprio campo de trabalho e formas de abordagem com o cliente.

 

Conteúdos curriculares:

- Quais as áreas de atuação do Biólogo e empresas que podem absorver o mesmo no mercado de trabalho;

- Perfil do empreendedor e do Executivo

- Quem é empreendedor

- Busca de novas oportunidades e de novos negócios na área das ciências Biológicas

- Ferramentas para empreender melhor e projeção de orçamentos para o cliente na área de laudos técnicos em Ciências Boplógicas

- Formas legais de constituição da Empresa

- Estatuto e Contrato Social

- Passos para Registro legal do empreendimento: como abrir a empresa

- Tópicos atuais, novidades e tendências na constituição de novas empresas

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Serão realizados o levantamento de campo e apresentação de resultados de Inventários a Sociedade com finalidade de atividades extensionstas.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas. Apresentação de Relatórios de Campo e Laboratório.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Câmpus, 2008.

DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. São Paulo: CulturaEditores Associados, 2002.

IBRAHIN, Francini Imene Dias. Introdução ao geoprocessamento ambiental. São Paulo: Érica, 2018. 128 p.

 

 

Bibliografia Complementar:

ASSUMPÇÃO, Luiz Fernando Joly. Sistema de gestão ambiental: manual prático para implementação de SGA e certificação ISO 14001. 4. ed. Curitiba: Juruá, 2014. 392 p.

BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo, SP: Saraiva, 2005.

FARAH, O. E.; CAVALCANTI, M.; MARCONDES, L. P. (Orgs.). Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas . São Paulo: Cengage Lerning, 2008.

JULIEN, P. A. Empreendedorismo regional e economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

 

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