Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS EM MEIO AMBIENTE I

Código: 20-561

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

Pré-requisitos: ----

 

Ementa

Aprofundamento de estudos em meio ambiente e biodiversidade, em suas diferentes interfaces como dinâmica e diversidade biológica, monitoramento e gestão ambiental, tecnologias ambientais e saúde ambiental.

 

Objetivos

- A disciplina objetiva que o aluno aprofunde seus conhecimentos na grande área de meio ambiente e biodiversidade, a partir de abordagens contemporâneas e interdisciplinares.

 

Conteúdos Curriculares

Considerando a natureza da disciplina, os conteúdos curriculares serão apresentado pelo docente responsável em cada semestre letivo, com anuência da Coordenação do Curso e/ou Núcleo Docente Estruturante. 

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Dependendo da abordagem da disciplina, poderão ser realizadas práticas de laboratório ou à campo para complementar a aprendizagem. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 10h.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

Bibliografia Básica

Será definida pelo docente responsável em cada semestre letivo, de acordo com o conteúdo curricular.

 

Bibliografia Complementar

Será definida pelo docente responsável em cada semestre letivo, de acordo com o conteúdo curricular.