Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: ATIVIDADES PRODUTIVAS ALTERNATIVAS

Código: 20-560

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

Pré-requisitos: ----

 

Ementa

Princípios e processos de produção alternativos de produtos não convencionais. Desenho de sistemas e tecnologias de agricultura alternativa como produção de frutas, flores, chás, criação de animais. Sistemas alternativos de produção e paisagismo. Manejo ecológico de pragas, doenças e plantas ruderais. Estudo de mercado para produtos animais e vegetais em sistemas de produção agroecológica. Alternativas de uso da tecnologia para cadeias de venda e trocas de produtos produzidos.

 

Objetivos

Integrar o entendimento de várias áreas de conhecimento relevantes com o fim de aplicar na produção vegetal e animal alternativas viáveis ambientalmente e economicamente, estimulando o empreendedorismo na criação de mercados e cadeias de produção alternativos, com uso de tecnologias digitais na produção e distribuição dos produtos no mercado formal e informal.

 

Conteúdos Curriculares

1. Recursos Naturais

1.1. Conceitos e Tipos de Recursos

1.2. Uso Múltiplo dos Recursos Naturais

1.3. Preservação, Conservação e Manejo dos Recursos Naturais

2. Equilíbrio Ecológico

2.1. Efeito da Tecnologia sobre o Equilíbrio Ecológico

2.2. Poluição e produção alternativa

4. Introdução Produção alternativa

4.1. A necessidade de sistemas de produção de alimentos alternativos (Vegetal e Animal)

4.2. Produção de chás, flores, Pancs e outros produtos não convencionais

4.2. O conceito de agroecossistema

4.3. Bases teóricas da agroecologia

5. Plantas e animais e os fatores ambientais

5.1. A planta

5.2. Fatores ambientais: edáficos e climáticos

5.3. O complexo ambiental

6. Interações em nível de sistemas

6.1. Processos populacionais na agricultura

6.2. Recursos genéticos em agroecossistemas

6.3. Interações de espécies em comunidade de culturas

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais, as metodologias utilizadas serão: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio interacionista (professor como mediador de atividades nas quais os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas atividades práticas, buscando principalmente o desenvolvimento de um etograma com coleta de informações em campo. Serão desenvolvidos Trabalhos Discentes Efetivos totalizando 10h.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ROSA, Antônio Vítor. Agricultura e meio ambiente. 7. ed. São Paulo: Atual, 2012.

GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável . Porto Alegre: UFRGS, 2000. 

PRIMAVESSI, A. A agroecologia: ecosfera, tecnosfera e agricultura. São Paulo: Nobel, 1997.

 

Bibliografia complementar

ALTIERI, Miguel A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013. 

BONILLA, J.A. Fundamentos da Agricultura ecológica. São Paulo: Nobel, 1992.

CASTRO, P. R. Ecofisiologia da produção agrícola. Piracicaba: Potafos, 1987.

PENTEADO, Sílvio Roberto.  Defensivos alternativos e naturais.   3. ed. Campinas: S. R. Penteado, 2007.

THEODORO, Suzi Huff; DUARTE, Laura Goulart; VIANA, João Nildo (Org.). Agroecologia: um novo caminho para a extensão rural sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. 

Notícias do Curso

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