DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: SAÚDE PÚBLICA E VETORES Código: 20-559 Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 10h) (TDE: 10h) Nº de Créditos: 02 Pré-requisitos: ----
Ementa Importância e conceitos em saúde pública e políticas de saúde. O processo de Saúde e doença: conceito de fatores de risco, vetor, hospedeiro, reservatório, agente etiológico. Biologia, ecologia e comportamento de vetores. Controle e manejo de insetos vetores. Vigilância ambiental em saúde.
Objetivos A disciplina tem por objetivo o conhecimento e a discussão dos processos político-sociais referentes saúde pública, bem como, o conhecimento da biologia e comportamento de vetores, visando a identificação e elaboração planos de controle e manejo de vetores. A disciplina visa também, oportunizar o debate e a elaboração ações relativas a vigilância ambiental, e a produção material para ser utilizado na extensão.
Conteúdos Curriculares UNIDADE 1 – SAÚDE PÚBLICA - Conceitos em saúde pública - Políticas de saúde pública - O processo saúde-doença UNIDADE 2 - BIOLOGIA, ECOLOGIA E COMPORTAMENTO DE VETORES - Características morfológicas e identificação dos principais vetores - Biologia e comportamento dos vetores - Definições e Estratégias de Controle Biológico - Bases ecológicas de controle biológico UNIDADE 3 - MANEJO INTEGRADO DE VETORES - Noções de manejo integrado de vetores e pragas - Controle Mecânico, Biológico e Químico - Técnicas preventivas para evitar a presença, o abrigo e proliferação de vetores UNIDADE 4 - NOÇÕES DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE - Epidemiologia - Identificação das áreas de risco para vetores e zoonoses - Identificação de fatores não biológicos (água, ar, solo) contaminantes ambientais - Desastres naturais - Manejo ambiental
Metodologia As aulas acontecerão de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Atividades práticas para reconhecimento dos vetores serão realizadas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 10h.
Avaliação O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais, estudos de caso e seminários. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.
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Bibliografia Básica GULLAN, P. J.; CRANSTON, P.S. Os insetos: um resumo de entomologia. 4. ed. São Paulo: Roca, 2012. BRISOLA, C. B. Entomologia Médica e Veterinária. 2 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001. PEREIRA, M. G. Epidemiologia: teoria e prática, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
Bibliografia Complementar BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância em saúde: zoonoses. Brasília: Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. 2009. BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 6. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. NEVES, D.P. Parasitologia Humana. 13 ed. São Paulo: Atheneu. 2016. ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. de. Epidemiologia e saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003. SOLHA, R.F.; GALLEGUILLOS, T.B. Vigilância em Saúde Ambiental e Sanitária. Érica, 06/2014. [Minha Biblioteca].
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