Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: ECOLOGIA AQUÁTICA

Código: 20-553

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h) (Prática: 20h) (TDE:20h) (EXT:20h)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisitos: ----

 

Ementa

Estrutura e funcionamento de ambientes aquáticos continentais. Eutrofização e poluição. Comunidades aquáticas. Monitoramento biológico de Ecossistemas Aquáticos Continentais. Ecotoxicologia aquática. Gestão de Recursos Hídricos.

 

Objetivos

- A disciplina objetiva que o aluno adquira conhecimento necessário para discutir e analisar criticamente os conceitos realtivos aos padrões e processos que ocorrem nos ambientes aquáticos continentais.

- Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de comunicação e educação permanente; pensamento lógico e metodológico; capacidade de análise, interpretação e síntese com base no conhecimento teórico e científico vigente.

  

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS AMBIENTES AQUÁTICOS

- Ambientes lênticos, lóticos e áreas úmidas

- Bacia hidrográfica como unidade de estudo

- Produção e decomposição em ambientes aquáticos

- Relações entre biodiversidade e funcionamento de ambientes aquáticos

UNIDADE 2- POLUIÇÃO E EUTROFIZAÇÃO

- Fontes poluídoras de ambientes aquáticos

- Eutrofização

- Efeitos sobre a qualidade ambiental

UNIDADE 3- COMUNIDADES AQUÁTICAS

- Plâncton

- Macroinvertebrados bentônicos

- Macrófitas aquáticas

- Peixes

UNIDADE 4- MONITORAMENTO BIOLÓGICO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS

- Avaliação e diagnósticos químicos

- Monitoramento biológico

- Bioindicadores

UNIDADE 5- ECOTOXICOLOGIA AQUÁTICA

- Fundamentos de ecotoxicologia

- Testes ecotoxicológicos

UNIDADE 6- GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

- Política Nacional de Recursos Hídricos

- Legislação voltada aos recursos hídricos

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas laboratoriais com a utilização de lâminas histológicas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 20h.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ESTEVES, F.A. Fundamentos de Limnologia. Rio de Janeiro: Interciência, 1998.

TUNDISI, J.G., TUNDISI, T.M. Limnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

LAMPERT, W.; SOMMER, U. Limnoecology: the ecology of lakes and streams. 2. ed. New York: Oxford University, 2010.

 

 

Bibliografia Complementar:

BICUDO, C.E.M. Amostragem em Limnologia. São Carlos: Rima, 2004.

ROLAND, F. Lições de limnologia. São Carlos: Rima, 2005.

BRIGANTE, J.; ESPÍNDOLA, E. L. G. (Coord.). Limnologia fluvial: um estudo no Rio Mogi-Guaçu. São Carlos: RiMa, 2003.

MARGALEF, R. Limnología. Barcelona: Omega, 1983.

WETZEL, R.G. Limnología. Barcelona: Omega, 1981.