Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR – ECOLOGIA DE CAMPO

Código: 20-546

Carga Horária: 60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h)

Nº de Créditos: 03

Pré-Requisitos:

 

Ementa:

Investigação científica em ecologia e conservação. Planejamento de campo. Métodos de amostragem, análise e interpretação de dados. Prática em comunicação científica, oral e escrita. Características ambientais e dinâmica dos sistemas ecológicos.

 

Objetivos:

Capacitar o acadêmico em atividades práticas de campo destinadas ao estudo de Ecologia e conservação de fauna e flora, bem como as interações ocorrentes entre seres bióticos e aspectos abióticos dos sistemas. Fornecer vivência em métodos e coleta de informações ecológicas em campo, ampliando as experiências e conhecimentos de alunos.

 

Conteúdos curriculares:

- Conceitos básicos de amostragem;

- Planejamento experimental em fauna e flora;

- Análise e interpretação de dados;

- Estatística descritiva e inferência estatística;

- Comunicação científica.

 

Metodologia:

Aulas expositivas para fundamentação teórica. Aulas práticas de campo e laboratório para amostragem, análise e interpretação de dados ecológicos. Saídas de campo para aplicação de métodos de estudo, caracterização de alguns parâmetros bióticos e abióticos do ambiente e observação de características adaptativas dos organismo preservação e caracterização da fauna e flora; Formulação de hipótese e métodos de amostragem e análise. Redação Ciêntífica de Resultados dentro de normas e critérios estabelecidos no inicio da disciplina.

 

Avaliação:

Através de relatórios técnicos apresentados ao final da disciplina e seminários. Redação Ciêntífica de Resultados.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

CULLEN JUNIOR, L.; RUDRAN, R.; VALLADARES-PADUA, C. (Org.). Métodos de estudos em biologia da conservação & manejo da vida silvestre. 2. ed. Curitiba: EDUFPR, 2012.

GARAY, I.; DIAS, B. (Orgs.) Conservação da biodiversidade em ecossistemas tropicais: avanços conceituais e revisão de novas metodologias de avaliação e monitoramento. Petrópolis: Vozes, 2001.

PRIMACK, R.B.; RODRIGUES, E. Biologia da conservação. Londrina: E. Rodrigues, 2001.

 

 

Bibliografia Complementar:

ALBUQUERQUE, J.L. B.; CANDIDO Jr., J.F.; STRAUBER, F.C.; ROOS, A.L. Ornitologia e conservação: da ciência às estratégias. Tubarão: Ed. Unisul, 2001.

AURICCHIO, P; SALOMÃO, M. DA G. (Org.). Técnicas de coleta e preparação de vertebrados para fins científicos e didáticos. São Paulo: Instituto Pau Brasil de História Natural. 2002.

GOTELLI, N.J.; ELLISON, A.M. Princípios de estatística em ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KREBS, J.R.; DAVIES, N.B. Introdução à ecologia comportamental. São Paulo: Atheneu, 1996.

ROCHA, C.F.D. Biologia da conservação: essências. São Carlos: RiMA, 2006.

Notícias do Curso

Ver todas