Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: VERTEBRADOS

Código: 20.545

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)  (Prática: 20h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisitos: ----

 

Ementa

Morfologia, fisiologia, biologia, ecologia, evolução e sistemática de Cordados Inferiores e Vertebrados: Chondrichthyes, Osteichthyies, Lissamphibia, Testudomorpha, Diapsida e Synapsida.

 

Objetivos

Promover a aquisição e compreensão dos conhecimentos sobre os vertebrados de modo a permitir que o aluno seja capaz de utilizar sistemática e evolutivamente estes conceitos ao longo de toda a sua formação acadêmica bem como durante sua atuação profissional. Reconhecer os elementos básicos sobre morfologia, biologia, fisiologia evolução e sistemática, caracterizando cada grupo estudado. Analisar e discutir aspectos do comportamento e importância dos cordados para o homem e o ambiente. Caracterizar e identificar representantes da fauna de vertebrados regional. Analisar os cladogramas dos grupos estudados reconhecendo as relações de parentesco.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de análise e síntese; habilidade de trabalho em equipe; capacidade de interpretação e solução de problemas reais ou simulados de práticas reais.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1 - ORIGEM

- Diversidade, evolução e classificação dos cordados

- A origem dos vertebrados

UNIDADE 2 - CORDADOS INFERIORES

- Hemichordata

- Tunicata

- Cephalochordata

UNIDADE 3 - VERTEBRADOS AQUÁTICOS

- Chondrichthyes

- Osteichthyies

UNIDADE 4 - VERTEBRADOS TERRESTRES

- Origem dos Tetrápodes

- Lissamphibia: Gymnophiona, Caudada e Anura

- Testudomorpha

- Lepidossauromorpha: Ryncocephalia, Lacertilia e Serpentes

- Archosauromorpha: Crocodylia e Aves

UNIDADE 5 - SYNAPSIDA

- Synapsida e a evolução dos Mammalia

- Mammalia

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais, as metodologias utilizadas serão: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio interacionista (professor como mediador de atividades nas quais os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas, buscando o reconhecimento das principais características de cada grupo estudado e viagens de estudo com atividade em campo. Serão desenvolvidos Trabalhos Discentes Efetivos totalizando 20h.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

HILDEBRAND, M. Análise da estrutura dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 1995.

ORR, R. T. Biologia dos vertebrados. São Paulo: Roca, 2000.

POUGHT, F. H. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2008.

 

Bibliografia Complementar:

SCHMIDT-NIELSEN, K. Fisiologia animal: adaptação e maio ambiente. 5ª ed. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2002.

STORER & USINGER. Zoologia Geral. São Paulo: Nacional, 1998.

AURICCIO, P. e SALOMÃO, M. G. Técnicas de coleta e preparação de vertebrados. São Paulo: Arujá - Instituto Pau Brasil de História Natural, 2002.

PARKER, T. J. Zoologia de Cordados. Barcelona: Reverte, 1991.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas