Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: EVOLUÇÂO BIOLÓGICA

Código: 20-544

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (TDE:20h)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisitos: ----

 

Ementa

Abordagem sobre a estrutura e constituição genética da população: equilíbrio genético, forças evolutivas: mutação, seleção natural, fluxo gênico e deriva genética. Espécie como táxon básico e mecanismos de especiação. O desenvolvimento do pensamento evolutivo.

 

Objetivos

- A disciplina objetiva explorar e compreender os fatores genéticos que influenciam a estrutura e dinâmica das populações, bem como desenvolver o pensamento crítico sobre a teoria da evolução.

- Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de comunicação e educação permanente; pensamento lógico e metodológico; capacidade de análise, interpretação e síntese com base no conhecimento teórico e científico vigente.

  

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1 - GENÉTICA DE POPULAÇÕES

A população e seus genes

- Estrutura das populações

- Fatores que afetam as frequências alélicas e genotípicas

- Cálculo das frequências alélicas e genotípicas

O princípio de Equilíbrio de Hardy-Weinberg

- Enunciado e demonstração matemática

- Propriedades de uma população em equilíbrio

- Testes de equilíbrio

Equilíbrio de H. W. para genes ligados ao sexo

- Equilíbrio de H. W. para dois locos

Forças evolutivas e mudanças nas frequências gênicas

- Mutação direta e reversa. Equilíbrio com mutação

- Seleção natural: conceito. Valor adaptativo. Equilíbrio com seleção

- Tipos de seleção: estabilizadora, direcional, disruptiva

- Fluxo gênico

- Deriva genética: efeito do fundador

Sistemática Filogenética

- História da vida e estudo da diversidade. Escolas sistemáticas: sistemática tradicional, fenética, gradista e filogenética

- Sistemática Filogenética: plesiomorfia, apomorfia, agrupamentos taxonômicos, grupos monofiléticos, parafiléticos e polifiléticos, sinapomorfia, homoplasia, matrizes de caracteres, construção de cladogramas

UNIDADE 2 - EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Origem de novas raças e espécies

- Caracterização de raças, espécies, subespécies, espécies incipientes e espécies crípticas

- Barreiras de isolamento reprodutivas

- Tipos de especificação: simpátrica, alopátrica, estasipátrica e quântica

- Importância da hibridação na especiação

- Constância evolutiva

- Extinção de espécies

 

O homem como espécie biológica

- A filogenia

- Homo sapiens como espécie politípica

- Problemas biológicos do homem moderno

Teoria da Evolução

- Origens do pensamento evolutivo

- Pré-Darwinismo

- Darwinismo

- Pós-Darwinismo

- Síntese estendida

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas em campo, visando trabalhar as questões teóricas da disciplina na vivência prática. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 20h.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

FREEMAN, S.; HERRON, J. Análise Evolutiva. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FUTUYMA, D.J. Biologia Evolutiva. 3.ed. Ribeirão Preto: FUNPEC-PR, 2009.

RIDLEY, M. Evolução. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

Bibliografia Complementar:

AMORIM, D. Fundamentos de Sistemática Filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 2002.

MATTLER, L. E. Genética de populações e evolução. São Paulo: Polígono, 1973.

PAPAVERO, N. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica. 2.ed. São Paulo: Unesp, 1994.

POUGH, F. H. et. al. A vida dos vertebrados. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2003.

STEARNS, S. C.; HOEKSTRA, R. F. Evolução uma introdução. São Paulo: Atheneu, 2003.