Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: BIOGEOGRAFIA A

Código: 20-540

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)  (Prática: 20h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisitos: ----

 

Ementa

A ciência da biogeografia; Biogeografia sistemática; Ecobiogeografia; A vida no tempo e no espaço; Paleobiogeografia; Biodiversidade; Biogeografia no Brasil.

 

Objetivos

- Abordar e discutir os fundamentos relacionados à Biogeografia. Discutir os conceitos básicos relacionados à biogeografia. Entender à dinâmica espaço/temporal da distribuição dos principais grupos taxonômicos no planeta.

- Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de comunicação e educação permanente; pensamento lógico e metodológico; capacidade de análise, interpretação e síntese com base no conhecimento teórico e científico vigente.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1 – A CIÊNCIA DA BIOGEOGRAFIA

- Histórico da biogeografia

- Biogeografia Ecológica, Histórica e Evolutiva

- Biogeografia pré e pós Darwiniana

 

UNIDADE 2 – OS ORGANISMOS

- Organismos: função, unidade e diversidade

- Padrões de distribuição

- Vicariância e dispersão

- Filogenia e biodiversidade

 

UNIDADE 3 – O TEMPO E O ESPAÇO

- Os biomas do mundo

- Biogeografia no tempo e no espaço

- Paleobiogeografia

- Filogeografia

- Biogeografia de ilhas

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais, as metodologias utilizadas serão: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio interacionista (professor como mediador de atividades nas quais os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas viagens de estudos, buscando principalmente o reconhecimento das unidades biogeográficas e da paisagem do Sul do Brasil. Serão desenvolvidos Trabalhos Discentes Efetivos totalizando 20h.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BROWN, J. H.; LOMOLINO, M. V. Biogeografia. 2ª ed. Ribeirão Preto: Funpec, 2006.

TROPPMAIR, H. Biogeografia e meio ambiente. 8ª ed. Rio Claro: Divisa, 2008.

ZUNINO, M. ZULLINI, A. Biogeográfia: la dimensión espacial de la evolución. México: Fondo de Cultura Economica, 2003.

 

Bibliografia Complementar:

BARRY, C. C.; MOORE, P. D. Biogeography: an ecological and evolutionary approach. 6ª ed. Oxford: Blackwell Science, 2000.

CABRERA, A. L.; WILLINK, A. Biogeografía de América Latina. 2ª ed. Washington: Secretaria de la Organización de los Estados Americanos, 1980.

MARTINS, C. Biogeografia e Ecologia. 4ª ed. São Paulo: Nobel, 1981.