Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: INVERTEBRADOS II

Código: 20-538

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 20h) (TDE: 20h) (EXT: 10h)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisitos: 20-533

 

Ementa

Biologia, Ecologia e Sistemática de Arthropoda e Echinodermata. Introdução à Entomologia. Padrões de diversidade espaço-temporal em comunidades entomológicas. Taxonomia das principais Ordens e Famílias de importância econômica e ambiental. Métodos de coleta e conservação de Arthropoda. Aplicação da entomologia em estudos ambientais.

 

Objetivos

A disciplina tem por objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento dos aspectos fundamentais da organização estrutural e funcional dos Arthropoda e dos Echinodermata, além de relacionar aspectos morfológicos, fisiológicos e etológicos dos grupos animais, com aspectos ecológicos e evolutivos. Visa também, reconhecer e identificar taxonomicamente, ordens e famílias de interesse econômico e ambiental, e sua importância biológica. A disciplina objetiva também, proporcionar aos alunos suporte conceitual e prático sobre aspectos da ecologia de insetos e a análise da influência de fatores abióticos, na distribuição dos insetos.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1 – FILO ARTRHOPODA

- Subfilo Cheliceriformes: Classe Chelicerata

- Subfilo Hexapoda: Classe Insecta

- Subfilo Crustacea: Classe Malacostraca e Classe Maxillopoda

- Subfilo Myriapoda: Classe Chilopoda e Classe Diplopoda

 

UNIDADE 2 – INTRODUÇÃO A ENTOMOLOGIA

- Insetos e o Reino Animal

- Autoecologia

- Sinecologia

- Comunidades e biocenoses

- Insetos de interesse econômico e ambiental

- Inventário de Entomofauna

- Índices bióticos

 

UNIDADE 3 – FILO ECHINODERMATA

- Classe Asteroidea

- Classe Ophiuroidea

- Classe Echinoidea

- Classe Holothuroidea

- Classe Crinoidea

OBS.: Para todos os filos serão estudadas morfologia, fisiologia, filogenia, distribuição e ecologia.

 

Metodologia

As aulas acontecerão de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Aulas práticas serão desenvolvidas, utilizando material da coleção didática do Museu Regional do Alto Uruguai (MuRAU - URI Erechim) e atividades de campo, visando coleta e organização de coleção, totalizando estas, 20h. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 20h, além de produzirem materiais destinados à extensão, computando 10h de atividade.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais, prova prática, seminários e atividade de campo. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas, além do trabalho relativo à extensão.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BRUSCA, R. C.; BRUSCA, G.J. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

RUPPERT, E. E.; FOX, Richard S; BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005.

GULLAN, P. J.; CRANSTON, P.S. Os insetos: um resumo de entomologia. 3. ed. São Paulo: Roca, 2008.   

 

Bibliografia Complementar

BARNES, R.S.K. Os invertebrados: uma nova síntese. São Paulo: Atheneu, 1995.

BUZZI, Z. J. Entomologia didática. 4. ed. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2002.

FRANSOZO, A.; NEGREIROS-FRANSOZO, M. L. (Orgs.). Zoologia dos Invertebrados. 1.ed. Rio de Janeiro: Roca, 2016. [Minha Biblioteca].

HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L. S; LARSON, A. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.  [Minha Biblioteca].

MOURA, A. S.; SANTOS, T.R.; SILVEIRA, F.M. Zoologia e Entomologia Agrícola. Saga Educação S. A. Porto Alegre, 2019. [Minha Biblioteca].

 

Notícias do Curso

Ver todas