Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: INVERTEBRADOS I

Código: 20-533

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisitos: ----

 

Ementa

Introdução a Zoologia com ênfase à sua organização estrutural, evolução anatômica e fisiológica, biodiversidade e função ecológica. Nomenclatura Zoológica. Estudo dos processos evolutivos relacionados à origem dos metazoários e eumetazoários, embriologia. Morfologia, fisiologia e ecologia dos Porifera, Cnidaria, Plathyelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida,

 

Objetivos

A disciplina tem por objetivo fornecer as bases fundamentais necessárias para conhecer os principais aspectos relacionados a origem e evolução dos invertebrados. Compreender e utilizar adequadamente as normas e regras de Nomenclatura Zoológica. Visa também, proporcionar aos alunos compreender aspectos básicos da morfologia, fisiologia, biodiversidade e funções ecológicas dos animais em estudo, além de reconhecer e identificar esses animais baseado nas características morfológicas.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- INTRODUÇÃO A ZOOLOGIA

- Conceitos, Origem e evolução dos metazoários e eumetazoários

- Embriologia

- Código de Nomenclatura Zoológica

UNIDADE 2 – INVERTEBRADOS I

- Filo Porifera

- Filo Cnidaria

- Filo Plathyhelminthes

- Filo Nemata

- Filo Mollusca

- Filo Annelida

OBS.: Para todos os filos serão estudadas, suas respectivas Classes, morfologia, fisiologia, filogenia, distribuição e ecologia.

 

Metodologia

As aulas acontecerão de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Aulas práticas serão desenvolvidas, utilizando material da coleção didática do Museu Regional do Alto Uruguai (URI Erechim), totalizando 20h. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 10h, além de produzirem materiais destinados à extensão também computando 10h de atividade.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais, relatório das atividades práticas e seminários. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos, num total de 20h e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados. 4. ed. São Paulo: Roca, 1984.

BRUSCA, R. C.; BRUSCA, G. J. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. 

RUPPERT, E. E.; FOX, R. S; BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005.

  

Bibliografia complementar

BARNES, R. S. K. Os invertebrados: uma nova síntese. São Paulo: Atheneu, 1995.

HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L. S; LARSON, A. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. 

PAPAVERO, N. (Org.). Fundamentos práticos de taxonomia zoológica: coleções, bibliografia, nomenclatura. 2. ed. São Paulo: UNESP, 1994. 

RIBEIRO-COSTA, C. S.; ROCHA, R.M. da (Coord.). Invertebrados: manual de aulas práticas. 2. ed. Ribeirão Preto: Holos, 2006.