DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: BOTÂNICA SISTEMÁTICA I Código: 20-532 Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 20h) (TDE: 20h) (Ext: 10h) Nº de Créditos: 04 Pré-requisitos: 20-528
Ementa Sistemas de classificação tradicionais na botânica. Os sistemas contemporâneos sob o ponto de vista evolutivo. Regras de Nomenclatura Botânica. Estudo dos Reinos Protista, Fungi e parte do reino Plantae até o Filo Pteridophyta.
Objetivos - A disciplina objetiva que o aluno caracterize os diferentes grupos de organismos encontrados nos reinos Protista, Fungi e Plantae (até o Filo Pteridophyta) e identifique os grupos estudados, usando chaves analíticas e descrições existentes em manuais de identificação com auxílio de técnicas próprias e uso de microscópio e/ou estereoscópio. Também se objetiva que o aluno saiba aplicar corretamente as regras de nomenclatura Botânica. - Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de comunicação e educação permanente; pensamento lógico e metodológico; capacidade de análise, interpretação e síntese com base no conhecimento teórico e científico vigente.
Conteúdos Curriculares UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO À BOTÂNICA SISTEMÁTICA - Normas de nomenclatura botânica - Principais sistemas de classificação UNIDADE 2 - REINO PROTISTA - Filo Euglenophyta - Filo Dinophyta - Filo Chrysophyta - Filo Haptophyta - Filo Phaeophyta - Filo Rhodophyta - Filo Chlorophyta UNIDADE 3 - REINO FUNGI - Filo Zygomycota - Filo Ascomycota - Filo Basiodiomycota UNIDADE 4 - REINO PLANTAE - Filo Hepatophyta - Filo Anthocerophyta - Filo Bryophyta - Filo Rhyniophyta - Filo Zosterophylophyta - Filo Trimerophyta - Filo Lycopodiophyta - Filo Pteridophyta
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais, as metodologias utilizadas serão: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio interacionista (professor como mediador de atividades nas quais os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas laboratoriais e em campo, buscando principalmente o domínio das técnicas de coleta, preservação e identificação de material botânico. Serão desenvolvidos Trabalhos Discentes Efetivos totalizando 20h.
Avaliação O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas. |
Bibliografia Básica PUTZKE, J.; PUTZKE, T.L. Os reinos dos fungos. vol. I e II. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. PEREIRA, A. B. Introdução ao estudo das pteridófitas. Canoas: ULBRA, 1999. RAVEN, P. et al. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Bibliografia Complementar: BICUDO, C. E. de M.; MENEZES, Mariângela (Org.). Gêneros de algas de águas continentais do Brasil: chave para identificação e descrições. 2. ed. São Carlos: RiMa, 2006 GUERRERO, R.T.; SILVEIRA, R.M. Glossário Ilustrado de Fungos. Porto Alegre: UFRGS, 1996. GUERRERO, R.T., HOMRICH, M.H. Fungos macroscópicos comuns no Rio Grande do Sul: guia para identificação. Porto alegre, UFRGS, 1999. McNEILL, J. (Coord.). Código internacional de nomenclatura para algas, fungos e plantas (Código de Melbourne). São Paulo: Instituto de Botânica, 2013. REVIERS, B. Biologia e Filogenia das Algas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
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