Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR (INTRODUÇÃO A BIOLOGIA)

Código: 20-526

Carga Horária: 60h (Teórica: 20h) (Prática: 20h) (Extensão: 20h)

Nº de Créditos: 03

 

Ementa

O papel do Biólogo no mercado de trabalho e instituições de ensino e pesquisa. Áreas de atuação do Biólogo. Postura do Biólogo com relação à sociedade. Os Conselhos Federal e regional de Biologia. Divulgação científica e atuação profissional do Biólogo.

 

Objetivos

Proporcionar uma visão geral sobre o profissional e a profissão de biólogo destacando a formação com as responsabilidades e direitos profissionais, bem como sobre o papel ético do profissional no mercado de trabalho e na sociedade.  

 

Conteúdos curriculares

  • A profissão do Biólogo
  • Ética profissional
  • Áreas de Atuação
  • Conselho Federal e Regional de Biologia
  • Divulgação científica e atuação profissional do Biólogo.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Além disso, dentro da disciplina serão elaboradas atividades de extensão, que possam contribuir para a compreensão e aplicação de conhecimentos relacionados à divulgação científica e atuação profissional do Biólogo.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia básica

LEPARGNEUR, H. Bioética, novo conceito: a caminho do consenso. São Paulo: Loyola, 1996.  

NAMBA, E. T. Manual de bioética e biodireito. São Paulo: Atlas, 2009.  

PAZ, R. J. (Org.). Legislação federal aplicada ao biólogo. Ribeirão Preto: Holos, 2000.   

 

Bibliografia complementar

Conselho Federal de Biologia. Disponível em: http://www.cfbio.gov.br.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis. Disponível em: http://www.ibama.gov.br.

LUDWIG, M.J.M. L. et al. Bioética e Responsabilidade. Editora Forense: Grupo GEN, 2008. [Minha Biblioteca]

SEGRE, M.; COHEN, C. (Org.). Bioética. 3.ed., São Paulo: Edusp, 2008.

VIEIRA, T. R. Bioética e direito. 2. ed. São Paulo: Jurídica Brasileira, 2003.