Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento: Ciências Biológicas

Disciplina: Microbiologia e Imunologia Geral

Código: 20-511

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)   (Prática: 20h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Introdução à microiologia. Métodos de análise em microbiologia, microscopia, técnicas de coloração, preparação de meios de cultura, técnicas de repique, diluição e contagem de microrganismos. Introdução à Imunidade e ao Sistema Imune Inespecífico. Imunógenos e Imunizações. Imunoglobulinas. O sistema complemento. Sistema de resposta Imune e sua regulação. Mecanismos Imunológicos de dano tissular. Métodos laboratoriais.

 

Objetivos:

Promover conhecimento, habilidades e atitudes para que os acadêmicos compreendam a identificação e classificação de vírus, fungos e bactérias, bem como os componentes celulares, teciduais e moleculares do sistema imune, com suas principais funções biológicas

 

Conteúdos Curriculares:

Introdução à microbiologia, classificação geral dos microrganismos, elementos diferenciais entre células procariontes e eucariontes.

Métodos básicos em microbiologia: noções de microscopia, técnicas de coloração, preparo de meios de cultura, técnicas de semeadura, diluições e contagem de microrganismos.

Desinfecção e esterilização: definições, agentes físicos, agentes químicos.

Bacteriologia básica: estrutura e morfologia da célula bacteriana, condições nutricionais e fatores que influenciam o crescimento, meios de cultivo e curva de crescimento bacteriano. Metabolismo e reprodução bacteriana. Microbiota normal do corpo humano. Bactérias de interesse médico. Resistência bacteriana: definições, resistência intrínseca, resistência por mutação, resistência adquirida.

Micologia básica: estrutura, morfologia, classificação e reprodução dos fungos. Fungos de importância médica.

Virologia básica: estrutura, morfologia, classificação e replicação viral. Vírus de importância médica. Príons.

Introdução à Imunologia; Composição sanguínea; Órgãos e tecidos linfóides; Infecção, resistência e virulência; Antígenos; Anticorpo; Sistema complemento; Imunidade; O complexo de histocompatibilidade principal; Noções da regulação da resposta imune; Hipersensibilidade; Tolerância imunológica; Imunodeficiências; Imunoproteção; Reações antígeno-anticorpo “in vitro”

 

Metodologia:

Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução no 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa

 

Avaliação:

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R.; CASE, Christine. Microbiologia.  6.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. xi, 827p.

COICO, R.; SUNSHINE, G. Imunologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019 [ Biblioteca digital]

ROITT, I. M. et al.  Fundamentos de imunologia.  13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018 [ Biblioteca digital]

 

Bibliografia Complementar

KONEMAN, Elmer W.; KONEMAN, Elmer W. (Et al.). Diagnóstico microbiológico: texto e atlas colorido. 6. ed. Rio de Janeiro, RJ: Fundacao Calouste Gulbenkian, 2008, 1565 p.

LACAZ-RUIZ, Rogerio.  Manual prático de microbiologia basica. São Paulo: Edusp, 2000. 129 p.  

CALICH, V.; VAZ, C. Imunologia. Rio de Janeiro: Revinter, 2001, 260 p.

DOAN, T. et al. Imunologia ilustrada. Porto Alegre: ArtMed, 2008. 334p.

PARSLOW, T. G. et al. Imunologia médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.