Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA I

Código: 20-506

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)  (Prática: 20h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Introdução ao estudo da biologia celular e histologia. Estrutura e funções das principais organelas presentes nas células eucarióticas. Métodos de estudo em microscopia. Classificação e funções gerais dos principais grupos de tecidos animais. Introdução à embriologia. Divisão celular aplicada à embriologia. Formação dos gametas e fecundação. Desenvolvimento embrionário inicial.

 

Objetivos

A disciplina objetiva que o aluno adquira conhecimento necessário para identificar a célula como unidade morfofuncional dos organismos vivos e entender os aspectos básicos de sua organização interna. Compreender o conceito de tecidos histológicos e diferenciar os grupos básicos de tecidos em termos estruturais e funcionais. Também objetiva que os alunos compreendam os processos de formação de gametas e as fases inicias do desenvolvimento embrionário inicial em mamíferos.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- BIOLOGIA CELULAR

- Desenvolvimento do conceito de célula

- Membrana plasmática

- Núcleo

- Retículo endoplasmático e aparelho de Golgi

- Lisossomos e endossomos

- Mitocôndrias

UNIDADE 2- HISTOLOGIA GERAL

- Tecido epitelial

- Tecido conjuntivo propriamente dito

- Tecido adiposo

- Tecido cartilaginoso

- Tecido ósseo

- Tecido muscular

- Tecido nervoso

UNIDADE 1- EMBRIOLOGIA

- Desenvolvimento do conceito de embriologia

- Divisão celular, gametogênese e fecundação

- Fases iniciais do desenvolvimento embrionário

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas laboratoriais com a utilização de lâminas histológicas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 20h ou 20% da Carga total.

 

 

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

DE ROBERTIS, E. M. F; HIB, J. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

GARCIA, S.M. et al. Embriologia. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. [Minha Biblioteca].

GARTNER, L.P.; HIATT, J.L. Atlas colorido de histologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

 

Bibliografia Complementar:

ABRAHAMSOHN, P. Histologia. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. [Minha biblioteca].

BRUCE, A. Biologia Molecular da Célula. Atmed: Grupo A, 2017. [Minha Biblioteca].

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular, 9ª edição. Guanabara Koogan: Grupo GEN, 2012. [Minha Biblioteca].

MOORE, K.L.; PERSAUD, T. V. N; SHIOTA, K. Atlas colorido de embriologia clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

ROSS, M. H.; PAWLINA, W. Histologia: texto e atlas. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

Notícias do Curso

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